A Prefeitura de João Pessoa participa da exposição interativa sobre vacinações, que é promovida pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos Bio-Manguinhos/Fiocruz. A exposição ‘Vacina! Ciência protegendo vidas!’ estará sendo realizada no Espaço Cultural José Lins do Rego, no bairro Tambauzinho, desta terça-feira (13) até o dia 16 de julho, das 9h às 20h30, com entrada gratuita.
“João Pessoa se destacou de forma muito veemente durante toda a pandemia e com as ações das companhas que vieram posteriormente com as ações de vacinação. Fomos a capital que primeiro atingiu a meta de cobertura vacinal contra a Poliomielite, numa época em que a doença estava em risco para reaparecer. Então, essa exposição vem contemplar e reconhecer o esforço, além de mostrar quem foram os verdadeiros heróis nessa batalha contra as patologias, principalmente as virais”, ressaltou o secretário de Saúde da Capital, Luis Ferreira.
A exposição trará reflexões e um amplo acervo documental sobre o que são as vacinas e de que forma elas impactam na nossa vida buscando aproximar os visitantes a um dos assuntos mais discutidos e repercutidos nos últimos anos, principalmente no período mais crítico da pandemia de Covid-19, na qual houve também um cenário negativo com a grande propagação de fake news.
A proposta é mostrar à população, especialmente às crianças, a importância de vacinas e vacinações, de forma lúdica e interativa. Além de diversas brincadeiras, uma equipe de mediadores estará preparada para uma boa conversa com os visitantes, contribuindo para a redução da desinformação sobre vacinas.
A exposição ainda traz assuntos sobre o marco histórico dos imunizantes no Brasil e no mundo, a rede de saúde envolvida para que eles cheguem a todos os brasileiros, os tipos de vacinas, e o que são vírus e bactérias, apresentada numa tela interativa que apresenta também o Calendário de Vacinação dividido por faixa etária.
A iniciativa tem como objetivo apresentar a importância da imunização no cotidiano da população. “Durante todo o período do projeto, mais do que retomar as coberturas vacinas, a proposta é manter a mobilização e conscientização preventiva. Com muita informação e com a garantia da continuidade do cuidado que é promovido para as pessoas de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde”, disse Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização de João Pessoa.
Interação – Uma atração que promete prender a atenção dos participantes é a mesa interativa que mostra a jornada da vacina, da pesquisa à vacinação. Os visitantes poderão interagir com um mapa do Brasil que mostra exemplos de vacinas e sua cobertura vacinal identificando potenciais riscos por estado.
E que tal participar de um jogo para combater uma pandemia? Tomando como referência a Covid-19, a exposição traz um jogo multimídia, onde o êxito dos participantes dependerá da adoção de alguns procedimentos como: higienização das mãos, uso de máscara, isolamento social, testagem e imunização.
Texto: Lílian Pedreira
Edição: Felipe Silveira
More Stories
Ministra da Saúde participa do lançamento do Plano Estadual de Oncologia na Paraíba
Na Paraíba, ministra da Saúde garante que até 2026 todos os municípios terão ambulâncias do Samu
Agora sob comando da PB Saúde, Hospital Edson Ramalho passa a oferecer cirurgia bariátrica