O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, comentou neste sábado (24) a situação de conflito entre Vladimir Putin, líder russo, e o grupo Wagner, que se rebelou e quase iniciou conflito interno na Rússia.
Em texto publicado no Twitter, Zelensky disse que “hoje o mundo viu que os chefes da Rússia não controlam nada”. Ele descreveu a situação como “caos completo. Completa ausência de qualquer previsibilidade”.
Aproveitando a situação, Zelensky alçou a Ucrânia à condição de escudo da Europa: “A segurança do flanco oriental da Europa depende apenas da nossa defesa”, disse o líder, reforçando o pedido para que países ocidentais forneçam caças F-16 e mísseis balísticos às forças armadas ucranianas.
“É hora de todos no mundo dizerem francamente que todas as ações criminosas da Rússia contra a Ucrânia foram e são sem provocação”, concluiu, expressando esperança de obter decisões mais enérgicas contra seus inimigos na cúpula de Vilnius, capital da Lituânia, em julho, local e data da próxima reunião dos países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
More Stories
Tornados deixam pelo menos 21 mortos nos Estados Unidos
Lula participa do velório do ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica
Lula viaja ao Uruguai nesta quinta-feira para velório de Mujica