O deputado federal Cabo Gilberto (PL) foi o único parlamentar da Paraíba que votou contra o texto da Reforma Tributária. O deputado seguiu orientação do partido e de Bolsonaro. Para o ex-presidente, uma reforma petista.
Quem desobedeceu a orientação da direita-extrema foi o deputado federal Wellington Roberto (PL), que mesmo ligado ao ex-presidente, posicionou-se a favor. Outros 19 deputados do PL também fizeram o mesmo.
A votação, em dois turnos, aconteceu na noite de ontem (06), em Brasília, depois de intensos debates. O texto tem a relatoria do deputado federal paraibano Aguinaldo Ribeiro (PP).
Para muitos, um dia histórico para o desenvolvimento do país. Com as mudanças propostas, espera-se o início do avanço da modernização e simplificação do sistema tributário brasileiro.
Após décadas de tentativas, a proposta foi aprovada com 382 votos a favor, em primeiro turno, na noite da quinta-feira, (6). E por 375 votos a favor, no segundo, já na madrugada dessa sexta-feira, (7).
Aguinaldo Ribeiro manteve uma discussão e diálogo com parlamentares, governadores, prefeitos, diferentes setores, representantes da sociedade e especialistas para a construção da proposta aprovada.
No texto, os defensores afirmam que buscou-se consolidar medidas para impulsionar o crescimento econômico, gerar empregos e melhorar a qualidade de vida dos brasileiros.
“Este é um momento histórico. Nós estamos entregando ao país uma reforma estruturante. Com a reforma, nós queremos um Brasil mais justo, mais rico, que possa distribuir riqueza; que desonere produção, com competitividade e seja gerador de empregos. E que deixe de ser esse país que impõe insegurança ao empresário. Nós queremos ser um Brasil que olha para frente, deixando de ser o país do futuro para ser o país do presente!”, comentou Aguinaldo.
O texto prevê alíquota zero para a cesta básica nacional. A reforma tributária engloba diversas outras medidas de modernização e simplificação do sistema de impostos do país, como a previsão de unificar impostos sobre o consumo em um Imposto sobre Valor Agregado (IVA), chamado de IVA Dual.
Após a aprovação dos destaques na Câmara, a Reforma Tributária segue agora para apreciação no Senado Federal, onde será avaliada pelos senadores.
Como votaram os paraibanos?
Sim
Aguinaldo Ribeiro (PP-PB)
Damião Feliciano (União-PB)
Gervásio Maia (PSB-PB)
Hugo Motta (Republican-PB)
Luiz Couto (PT-PB)
Mersinho Lucena (PP-PB)
Murilo Galdino (Republican-PB)
Romero Rodrigues (PSC-PB)
Ruy Carneiro (PSC-PB)
Wellington Roberto (PL-PB)
Wilson Santiago (Republicanos-PB)
Não
Cabo Gilberto Silva (PL-PB)
Jornal da Paraíba
More Stories
João Azevedo destaca acolhimento às famílias ao entregar 247 novas moradias ao lado do Ministro das Cidades na Paraíba
Jhony destaca força da oposição em Campina Grande ao assumir comando municipal do PSB
Presidente do PT na Paraíba diz que PSB e PDT podem integrar Federação Brasil da Esperança, que já reúne PT, PV e PCdoB