Os governadores e governadoras do Nordeste realizaram, nesta segunda-feira (25), em Brasília, Assembleia Geral do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste), ocasião em que aprovaram a criação do programa Conexão Nordeste, que irá promover a apresentação de cerca de 270 artistas em todos os estados da região. Na reunião, os gestores também deliberaram sobre o Fundo de Reconstrução da Caatinga, a participação da região na COP 28 e aprovaram a formulação de uma carta de apoio para a inclusão da chapada do Araripe como patrimônio da humanidade.
“Tivemos uma reunião extremamente produtiva, na qual aprovamos o programa Conexão Nordeste na área da cultura, que vai fazer com que 270 artistas do Nordeste circulem em um grande circuito de música e arte, discutimos o Fundo de Reconstrução da Caatinga para beneficiar praticamente toda a região Nordeste, a participação na COP 28, em Dubai, aprovamos uma carta de apoio para incluir a candidatura da chapada do Araripe a patrimônio da humanidade e a elaboração de um plano para melhor utilização das companhias de gás”, explicou o presidente do Consórcio Nordeste, João Azevêdo.
A reunião também contou com a participação do ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, e do secretário especial de Assuntos Federativos da Secretaria das Relações Institucionais, André Ceciliano. “As representações de integrantes do governo federal mostram a força do Consórcio Nordeste porque representamos 60 milhões de brasileiros”, acrescentou o governador da Paraíba.
Os gestores também estiveram no Senado Federal, onde foram recebidos pelos senadores Rogério Carvalho (Sergipe) e Jaques Wagner (Bahia), oportunidade em que discutiram a tramitação da reforma tributária e a recomposição do Fundo de Participação dos Estados (FPE).
Também participaram da Assembleia Geral do Consórcio Nordeste as governadoras Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte) e Raquel Lyra (Pernambuco) e os governadores Rafael Fonteles (Piauí), Carlos Brandão (Maranhão), Elmano de Freitas (Ceará), Jerônimo Rodrigues (Bahia), Paulo Dantas (Alagoas) e Fábio Mitidiere (Sergipe).
More Stories
João Azevedo destaca acolhimento às famílias ao entregar 247 novas moradias ao lado do Ministro das Cidades na Paraíba
Líder do governo rechaça ‘insatisfações’ na base por conta de encontro entre João, Hugo e Aguinaldo
Câmara de João Pessoa aprova ampliação de novos incentivos fiscais do programa Viva o Centro