O Exército de Israel divulgou nesta quinta-feira (9) que terroristas da Faixa de Gaza lançaram aproximadamente 9,5 mil foguetes contra o território israelense desde o início da guerra no Oriente Médio, desencadeada no último dia 7 de outubro após os ataques terroristas do Hamas contra o Estado judeu.
Segundo as forças israelenses, essa escalada de ataques
resultou no maior acionamento simultâneo de baterias de defesa antiaérea da
história de Israel.
Um porta-voz do Exército de Israel disse que pela primeira vez todos os sistemas de defesa antiaérea do país, incluindo o Iron Dome, David Sling, MIM-104 Patriot e Arrow, foram ativados para interceptar diferentes tipos de foguetes, mísseis e ameaças aéreas contra o território judeu.
Além dos ataques de Gaza, o sistema de defesa aérea
israelense também foi acionado por disparos vindos do Líbano, em sua fronteira
norte, e do Iêmen, ativando alarmes na cidade israelense de Eilat, localizada
na costa do Mar Vermelho.
O sucesso do aparato de defesa aérea foi creditado à
profunda cooperação entre as Forças de Defesa de Israel (IDF) e a indústria de
defesa, assim como entre as IDF e o Exército dos Estados Unidos.
Do total de foguetes lançados de Gaza, cerca de 12% atingiram a própria área do enclave palestino, segundo Israel. O Exército israelense destacou que aproximadamente 900 lançamentos de foguetes de Gaza foram registrados a partir de áreas civis, incluindo mesquitas, escolas, hospitais e centros culturais.
O porta-voz militar israelense informou que 4 mil dos mais de 9 mil foguetes lançados contra o território de Israel ocorreram nas primeiras horas do ataque do grupo islâmico Hamas em 7 de outubro, que resultou na morte de mais de 1,4 mil israelenses e no sequestro de 239 pessoas. (Com Agência EFE)
More Stories
Biden anuncia ajuda ao RS e se solidariza com vítimas de enchentes
Putin demite ministro da Defesa e apresenta novo nome ao cargo
Erdogan volta a comparar premiê israelense a Hitler