Portal Paraíba-PB

Informação com credibilidade!

Equador já prendeu mais de 800 criminosos envolvidos em ataques

Ícone Notícias

Chefe do Comando Conjunto das Forças Armadas do Equador, Jaime Vela, durante uma coletiva onde anunciou ações contra o crime nesta terça-feira (9)| Foto: Reprodução/EFE

Operações conjuntas das forças de segurança do Equador contra as organizações criminosas que aterrorizaram o país nos últimos dias já resultaram em mais de 800 criminosos presos, segundo dados divulgados pelas autoridades nesta sexta-feira (12).

Ao todo, 859 criminosos, dos quais 94 são acusadas diretamente de estarem envolvidos nos atos terroristas que ocorreram no país, já estão sob o controle das autoridades.

Ainda segundo o governo, cinco criminosos acusados de estarem envolvidos nos ataques foram mortos e nove grupos criminosos foram desmantelados. 56 pessoas que estavam sequestradas já foram libertadas, incluindo seis policiais. Centenas de armas, explosivos e veículos foram apreendidos.

O Equador está vivendo um “conflito interno armado”, segundo um decreto do presidente do país, Daniel Noboa. A medida permitiu as autoridades e forças de segurança enfrentar de forma mais direta o crime organizado.

O governo equatoriano já declarou como terroristas mais de 20 facções do narcotráfico que estão por trás dos atentados contra edifícios policiais e infraestruturas públicas e privadas. O objetivo o governo neste momento é retomar o controle das prisões e trazer a normalidade para o país.

FONTE: Gazeta do Povo