O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou neste sábado um aumento do auxílio humanitário à “Ucrânia” quando na verdade se referia à Faixa de Gaza.
A declaração foi feita durante um encontro com a primeira-ministra da Itália, Georgia Meloni, na Casa Branca.
Enquanto fazia um breve pronunciamento à imprensa, o democrata se confundiu duas vezes na mesma frase, aparentemente sem se dar conta da gafe. “Nos próximos dias vamos nos juntar aos nossos amigos da Jordânia e enviar carregamentos aéreos adicionais de alimentos e outros suprimentos para a Ucrânia, e buscar continuar abrindo outras rotas na Ucrânia, incluindo a possibilidade de um corredor marítimo para entregar grandes quantidades de assistência humanitária”, afirmou o presidente.
Enquanto falava, Biden fazia uso de anotações. Ele chegou a ler alguns trechos de seu pronunciamento — o que não impediu o erro.
A declaração do presidente foi uma reação ao incidente em que dezenas de palestinos morreram após um tumulto na distribuição de alimento por tropas israelenses em Gaza. Israel admitiu que seus soldados abriram fogo contra palestinos que avançavam contra os caminhões, mas afirma que a maior parte das mortes se deu por pisoteamento.
Na transcrição oficial publicada pela Casa Branca, o discurso do presidente foi corrigido.
Biden é o presidente mais velho da história
Republicanos têm questionado a capacidade cognitiva do presidente dos Estados Unidos, que tem acumulado gafes nos últimos meses.
Biden, que tem 81 anos, minimiza as críticas e assegura que está em condições de disputar a reeleição. O pleito está marcado para novembro deste ano. Se vencer, o democrata vai superar uma marca que é dele próprio: ao tomar posse em 2020, ele se tornou a pessoa mais velha a assumir o mandato de presidente dos Estados Unidos.
More Stories
Biden anuncia ajuda ao RS e se solidariza com vítimas de enchentes
Putin demite ministro da Defesa e apresenta novo nome ao cargo
Erdogan volta a comparar premiê israelense a Hitler