A Executiva Nacional do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) contestando a posse do deputado Adriano Galdino na presidência da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) para o segundo biênio. No entanto, o presidente estadual do partido na Paraíba, Fabio Ramalho, classificou a ação como um equívoco e decidiu retroceder no processo.
O presidente nacional da legenda, Marcone Pirilo, confirmou o equívoco e esclareceu que a ação visava anular a eleição em uma Assembleia Legislativa de outro estado. Ele ressaltou que o partido está solicitando a anulação do processo junto ao Supremo.
“O PSDB impetrou essa ação por engano e já estamos enviando os documentos ao Supremo, ao relator, para corrigir o erro. Faremos todos os esforços para que essa ação não prospere. Este equívoco será corrigido”, afirmou Pirilo.
Por sua vez, o presidente da federação PSDB/Cidadania na Paraíba, Pedro Cunha Lima, criticou o processo, lembrando que o partido votou na chapa liderada por Adriano Galdino para os dois biênios.
“Independentemente de qualquer decisão anterior, faremos a petição de desistência da ação, pois é contraditório por parte do partido e isso será mencionado na petição. Não temos sequer legitimidade, uma vez que o PSDB apoiou o modelo de eleição adotado na Paraíba. Faremos a petição colocando esses argumentos. Já conversei com o presidente Pirilo e assim que houver um relator designado, apresentaremos nossos argumentos”, destacou Cunha Lima.
Questionado sobre o problema constitucional de o STF não poder recuar da ação.
“Vamos levar o nosso equívoco mostrando nossa contradição. Equívoco enorme do partido, o que faremos é dar sequência a essa movimentação com a essa nova postura, que é a de coerência com o nosso apoio a eleição na ALPB”, emendou.
Conforme Pedro, o PSDB sequer ter responsabilidade para figurar na ação: “Temos confiança que vai se reverter”, finalizou.
As declarações repercutiram no programa Arapuan Verdade, na tarde desta quinta-feira (02).
More Stories
João Azevedo destaca acolhimento às famílias ao entregar 247 novas moradias ao lado do Ministro das Cidades na Paraíba
Líder do governo rechaça ‘insatisfações’ na base por conta de encontro entre João, Hugo e Aguinaldo
Câmara de João Pessoa aprova ampliação de novos incentivos fiscais do programa Viva o Centro