A temporada 2023/24 da Premier League entra em sua reta final com indefinições em todas as partes da tabela.
Em cima, Arsenal e Manchester City disputam o título ponto-a-ponto, enquanto o Liverpool se afastou em meio à melancolia pela saída do técnico Jürgen Klopp.
No meio, muitas equipes duelam pelas vagas nas competições europeias da próxima temporada, especialmente na concorrida Uefa Champions League.
Já na rabeira, a briga contra o rebaixamento também está carregada de emoção, com apenas uma queda confirmada até agora.
Vale lembrar que todas as partidas da competição contam com transmissão pela ESPN no Star+.
Abaixo, a ESPN mostra o que ainda está em jogo nas últimas partidas da temporada na Inglaterra:
1. Arsenal contra o trauma de 2022/23
Na temporada passada, o Arsenal viveu um dos maiores traumas de sua história. A equipe liderou a maior parte da Premier League e chegou a abrir boa vantagem na ponta, dando a clara impressão de que finalmente acabaria com seu longo jejum de títulos na maior liga do planeta.
No entanto, os Gunners tropeçaram seguidamente na reta final e viram o Manchester City fazer a ultrapassagem praticamente na “última curva”, faturando o tricampeonato e deixando a torcida alvirrubra extremamente decepcionada.
Agora, o time comandado por Mikel Arteta tem mais uma chance de curar essa ferida ainda aberta. Jogando um futebol de altíssimo nível, e tendo só a Premier League para se preocupar até o final da temporada, a equipe disputa novamente ponto-a-ponto com o City para faturar a taça.
Será que a torcida finalmente conseguirá trocar as lágrimas de tristeza pelas de alegria?
2. Manchester City atrás do Tetra inédito
Atual tricampeão da Premier League, o Manchester City é o atual 2º colocado, mas vai lutar até um fim por um feito inédito na história da competição: ser Tetra.
Desde o início da “nova era” do Campeonato Inglês, iniciada na temporada 1992/93, ninguém nunca conseguiu enfileirar quatro taças seguidas.
Os únicos a chegarem perto da marca foram Manchester United, que foi tricampeão em duas oportunidades, e os próprios Citizens, na série que vivem agora.
O time de Pep Guardiola persegue o Arsenal com “bafo no cangote”, estando apenas um ponto atrás e com uma partida a menos. Será que isso terminará em Tetra?
3. Adeus de Klopp vira melancolia pura
Depois que Jürgen Klopp anunciou que deixaria o Liverpool até o final da temporada, seu time deu um “gás extra” e conquistou a Copa da Liga Inglesa em cima do Chelsea.
Imediatamente, a empolgação tomou conta de Anfield, e os torcedores já começaram a imaginar um ano de adeus perfeito, com quatro taças: Premier League, FA Cup, Copa da Liga e Europa League.
No entanto, a coisa desandou depois disso. Na FA Cup, o time caiu para o rival Manchester United. Já na Europa League, a queda foi para a surpreendente Atalanta, da Itália.
Sobrou a Premier League, mas os Reds começaram a perder pontos bobos e se distanciaram da luta. Para piorar, a briga com Salah no jogo contra o West Ham vai tornando o adeus ainda mais melancólico…
4. Quem vai para as competições da Uefa?
A classificação para as próximas competições da Uefa segue indefinida na Premier League. Até o momento, apenas Arsenal, Manchester City e Liverpool já estão garantidos na próxima Champions.
No momento, o Aston Villa também estaria indo para a Liga dos Campeões em 4º lugar, apesar de ainda não ter assegurado a vaga.
Abaixo, o Tottenham no momento é o 5º e iria à Europa League, enquanto o Manchester United, atual 6º, entraria na Conference League.
A Uefa, porém, ainda deixará os critérios de classificação para a próxima temporada mais claros depois de fechar seus rankings nacionais para definir os números de vagas de cada país.
5. Três times para duas vagas no rebaixamento
Até o momento, apenas um time já está “degolado”: o Sheffield United, que somou só 16 pontos até agora e já sabe que está rebaixado.
Agora, três times disputam as duas “vagas” restantes para a próxima Championship, que é o nome oficial da 2ª divisão da Inglaterra. Veja como está a tabela:
Cabe ressaltar que, na parte de baixo da tabela, todas as equipes já realizaram 35 partidas. Ou seja: restam só mais quatro jogos para tentar escapar do rebaixamento,
More Stories
Manchester City anuncia renovação de Guardiola até 2027
Como lesão atrapalhou Quintero de ser jogador do Cruzeiro em 2015
Palmeiras cresce e ‘empata’ em chance de título com o Botafogo