O sábado (4) foi para lá de especial para o Ipswich Town. Jogando diante de sua torcida do Portman Road, o clube confirmou o acesso à Premier League e está de volta à elite do futebol inglês após mais de duas décadas (a última vez foi na temporada 2001/02), se juntando ao Leicester City, que garantiu o título da Championship nos últimos dias.
E o clube da cidade de Ipswich, no leste da Inglaterra, carrega um passado de muitas glórias, que acabou ofuscado por conta da ausência dos The Tractor Boys na elite inglesa e nas principais competições europeias nas últimas décadas. Para se ter noção, o time tem na sua sala de troféus títulos como o do Campeonato Inglês, da Copa da Inglaterra e até mesmo da Copa da Uefa – atual Europa League, todos conquistados entre os anos 1960 e 1980.
O passado de glórias no continente até hoje permanece intacto. E não apenas na memória de seus torcedores, uma vez que o clube segue como a única equipa britânica que nunca perdeu em casa em competições europeias. E derrotando potências como Real Madrid, Milan, Inter de Milão e Barcelona.
O recomeço do clube na busca pelo retorno aos tempos de glória começou em 2021, quando o Ipswich Town foi vendido pelo empresário inglês Marcus Evans, proprietário do time desde 2007, à empresa norte-americana Gamechanger 20. E a venda custou “apenas” 40 milhões de libras (R$ 254,8 milhões nas cifras atuais). Para se ter uma noção, o valor é inferior ao que Endrick custou ao Real Madrid na sua transferência junto ao Palmeiras: R$ 400 milhões.
A mudança também passou pela chegada de outros nomes, como Mike O’Leary, antigo CEO do West Bromwich, que assumiu o cargo de presidente. Assim como o técnico Kieran McKenna, de 37 anos, que foi o responsável pela reconstrução do Ipswich, que quando chegou, na temporada 2021/22, ainda estava no terceiro escalão do futebol inglês.
Nascido na Irlanda do Norte, McKenna, inclusive, abandonou o cargo de auxiliar técnico no poderoso Manchester United para aceitar o desafio. E para chegar no Old Trafford, o ex-jogador, que atuou durante praticamente toda a carreira no Tottenham, comandando o sub-18 dos Spurs logo após a aposentadoria, se mudou de Londres por paixão, já que é torcedor declarado dos Red Devils. E, hoje, é uma das sensações do futebol inglês na área técnica.
‘Elo’ com Pelé e Stallone
Nos anos 1980, o Ipswich Town também protagonizou um momento memorável. Porém, desta vez fora dos gramados. Vários jogadores do clube apareceram ao lado da estrela de cinema norte-americana Sylvester Stallone e do Rei Pelé no filme “Escape to Victory”, “Fuga para a Vitória”, em português, de 1981.
Entres os jogadores que participaram da filmagem estavam John Wark, Russell Osman, Robin Turner, Laurie Sivell e Kevin O’Callaghan. Alguns deles, inclusive, fizeram o papel de “dublês” em uma das cenas do filme. Como Paul Cooper, por exemplo, que substituiu o “goleiro” Stallone.
Além de Pelé e de alguns nomes do Ipswich, a “seleção” ainda contou com ninguém menos do que o lendário zagueiro Bobby Moore, capitão da seleção da Inglaterra no título da Copa do Mundo de 1966.
More Stories
Como lesão atrapalhou Quintero de ser jogador do Cruzeiro em 2015
Palmeiras cresce e ‘empata’ em chance de título com o Botafogo
Atlético x Botafogo termina em confusão; Hulk detona Luiz Henrique: ‘Acha que é craque’