Uma proposta polêmica está em análise na Câmara dos Deputados: o Projeto de Lei Complementar (PLC) 40/24, apresentado pelo deputado federal paraibano Hugo Motta (Republicanos), visa autorizar bancos a debitarem automaticamente o saldo de contas correntes de clientes para quitar dívidas em atraso, caso o pagamento não seja realizado em até 30 dias após o vencimento.
Mas a proposta vai além: o texto também permite que os bancos “confisquem” até 10% dos valores depositados no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) do devedor para saldar a dívida. A medida gerou grande repercussão nas redes sociais e críticas de diversos setores da sociedade.
O deputado Mauro Benevides Filho (PDT-CE) gravou um vídeo denunciando o PLP 40/24, que viralizou nas redes sociais. Segundo ele, a proposta “ataca diretamente o bolso dos brasileiros”, principalmente de pessoas físicas, incluindo microempreendedores individuais (MEIs) e microempresas (MEs), enquanto poupa grandes empresas.
Benevides critica a falta de autorização prévia do cliente para a cobrança e destaca que a medida pode levar à penhora de valores depositados no FGTS, fruto do trabalho e suor do cidadão. O ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT-CE) também se manifestou contra o PLP, compartilhando o vídeo de Benevides e reforçando as críticas à proposta.
O PLP 40/24 entrou em regime de urgência e pode ser votado ainda nesta quinta-feira (9) ou na próxima semana. A rapidez na tramitação da proposta gera ainda mais preocupação entre os críticos, que defendem um debate mais amplo e a participação da sociedade civil antes da aprovação de uma medida que impacta diretamente a vida financeira de milhões de brasileiros.
Especialistas em direito constitucional e economia também se manifestaram contra o PLP 40/24. Argumentam que a proposta é inconstitucional, pois viola o direito à propriedade privada e à livre iniciativa. Além disso, alertam para os riscos à economia, já que a medida pode desestimular o consumo e o investimento, impactando negativamente o crescimento do país.
PB Agora
More Stories
Prefeito de Campina vai anunciar série de medidas para ampliar os serviços de Saúde
Pesquisa nacional aponta que mídias do jornalismo profissional são as mais confiáveis; veja detalhes
Hugo Motta anuncia vinda do ministro de Lula à PB para visitar as obras de segurança hídrica no estado: “Água para o sertão”