Portal Paraíba-PB

Informação com credibilidade!

Veneziano parabeniza novo presidente do STJ e destaca compromisso do paraibano Herman Benjamin com as causas sociais

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), parabenizou e desejou sorte ao paraibano e ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Herman Benjamin, nascido na cidade de Catolé do Rocha, que ontem (22) assumiu a presidência da corte, pelos próximos dois anos. Para Veneziano, Herman Benjamin é um exemplo de como o estudo e dedicação são fatores essenciais para o sucesso na vida pessoal e profissional. O senador também destacou a atuação do ministro à frente de causas sociais.

“Herman Benjamin mostrou como é possível concretizar seus sonhos através do estudo e dedicação. Ele é mais um paraibano que alçou ao mais alto grau do Superior Tribunal de Justiça. Benjamin também vem, ao longo da sua vida pública, atuando em favor das causas sociais, dentro do poder judiciário. Parabéns e sucesso nessa nova missão”, disse o senador.

Na sua fala durante a posse, Herman Benjamin destacou seu compromisso com as causas sociais. “Se a lei é para todos, na verdade quem mais dela precisa são os vulneráveis, os pobres, os excluídos e os oprimidos, em uma sociedade que deveria ser de iguais. O Estado de Direito como projeto inclusivo só será universal quando acabar a fome e a desnutrição. Não há Estado de Direito robusto, pleno e inclusivo na penúria, quando uma criança pobre sonha – em vão – com uma maçã rosada exposta em uma feira livre”.

BIOGRAFIA DE BENJAMIN – Na sua Catolé do Rocha, em João Pessoa e em Recife, ele concluiu os estudos de primeiro e segundo graus. Com 17 anos, fez vestibular na capital fluminense, formando-se em direito em 1980 pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Nos Estados Unidos, fez mestrado (LLM) na Universidade de Illinois e, de volta ao Brasil, tornou-se doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A jornada de Benjamin tem outro marco importante em São Paulo, onde foi membro do Ministério Público de 1982 a 2006, quando tomou posse no STJ. No mundo acadêmico, além da sua atuação no Brasil, ele coleciona passagens pelos Estados Unidos (professor visitante das Universidades do Texas e de Illinois) e por vários outros países em todos os continentes, como palestrante em Direito Ambiental e Direito do Consumidor.

Assessoria de Imprensa

FONTE: PB Agora