Disputar o comando político e administrativo de seu município sem concorrentes. Livre dos estresses dos debates e das disputas exaustivas, o que não dispensa as atividades de campanha eleitoral.
A escolha para prefeito em 214 cidades do país está praticamente definida. Nesses municípios, só há um candidato para o cargo. Um único voto já pode garantir a vitória. Com apenas um nome na disputa, o voto do próprio candidato já pode garantir sua vitória no dia 6 de outubro. As 214 cidades correspondem a 3,84% do total de municípios do país, que somam 5.569 localidades.
Na Paraíba, seis cidades da Paraíba terão apenas um candidato nas Eleições 2024 para prefeito. As cidades que terão candidatura única são Ouro Velho, São João do Tigre, Junco do Seridó, Santa Cruz, Poço Dantas e São José do Sabugi.
No Sertão da Paraíba, em Santa Cruz, o ex-prefeito e pré-candidato Raimundo Antunes (União Brasil) retirou sua candidatura alegando problemas de saúde. Com isso, Alberto de Braz (PL) será o único candidato no pleito.
Em São João do Tigre, o cenário é semelhante, com apenas Márcio Leite (Republicanos) participando da disputa para a chefia do Poder Executivo da cidade.
Também no Sertão, em Junco do Seridó, Dr. Saulo (PSB) foi o único a registrar candidatura e deve concorrer sozinho na eleição do dia 6 de outubro na cidade.
Em Ouro Velho, apenas o candidato Dr. Júnior (União Brasil) enviou à Justiça Eleitoral o pedido de registro de candidatura dentro do prazo estipulado.
O que diz a lei eleitoral?
O artigo 224 da Lei Eleitoral revela que, em caso de eleições com candidaturas únicas, se o número de votos nulos for maior que a votação no candidato, a votação será considerada comprometida.
Nesse caso, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) convocará uma nova eleição, que deve ocorrer entre 20 a 40 dias após o anúncio da nulidade.
Em nenhum desses municípios haveria segundo turno. Para ter segundo turno, é preciso ao menos 200 mil eleitores, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Isso não ocorre nos 214 municípios com candidatura única para prefeito.
Ao todo, cerca de 1,4 milhão de pessoas moram nessas cidades. Borá (SP) é a que tem menos moradores: 907. Já Batatais (SP) é a que tem mais: 58.402. A média populacional dessas cidades fica em pouco mais de 6.700 habitantes, segundo os dados do último Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de 2022.
Nas eleições deste ano, o maior número de cidades com candidato único fica no Rio Grande do Sul (43) e Minas Gerais (41), seguidos por São Paulo (26), Goiás (20), Paraná (18) e Piauí (11). Com isso, há um número maior de cidades com candidato único nas regiões Sudeste (68) e Sul (66).
Dos 214 candidatos a prefeito em cidades com candidatura única, 50 são do MDB. O número corresponde a 23% do total de cidades com essas características. Na sequência, vêm PSB (34), PP (27), União Brasil (24), PL (16), Republicanos (13), PT (10), entre outros.
A quantidade de candidaturas únicas este ano representa o dobro de cidades com um candidato em relação às eleições de 2020. No último pleito municipal, 107 cidades tiveram apenas um candidato a prefeito, conforme a Confederação Nacional dos Municípios (CNM).
Reeleição na Paraíba
O estado da Paraíba tem 104 prefeitos candidatos à reeleição em 2024, conforme informações obtidas no site do Superior Tribunal Eleitoral, onde são disponibilizadas estatísticas eleitorais com dados sobre o eleitorado e os candidatos brasileiro de todo o Brasil.
Ao todo foram registrados 521 pedidos de registros de candidatura para prefeito nas eleições municipais em 2024. Do total, 104 prefeitos indicaram que concorrem à reeleição. Nas eleições municipais, a Paraíba terá ainda 18 prefeitas disputando a reeleição.
O primeiro turno das eleições 2024 está marcado para o dia 6 de outubro. Nesse dia, eleitores de 5.568 municípios brasileiros vão às urnas eleger prefeitos e vereadores. O segundo turno está previsto para o dia 27 de outubro, para municípios com mais de 200 mil eleitores.
Severino Lopes
PB Agora
More Stories
Lucas Ribeiro inaugura Aeroclube Governador José Targino Maranhão, em São Miguel de Taipu
Após diálogo com ministros de Lula, Veneziano tranquiliza gestores da Paraíba sobre continuidade de carros-pipa
MP do TCU pede suspensão do salário de militares indiciados pela PF