Com a proximidade do ‘vestibular eleitoral’ deste ano, um dado divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), apontou a concorrência aos 223 cargos no Executivo que está em 2,34 candidatos por vaga.
As eleições estão marcadas para o dia 6 de outubro, quando os paraibanos irão às urnas para eleger os prefeitos e vereadores nos 223 municípios do estado. São 3.225.312 eleitores aptos a participar do pleito, cujo “cardápio” conta com 521 concorrentes às prefeituras e 9.067 postulantes às câmaras municipais. Se a concorrência aos 223 cargos no Executivo está em 2,34 candidatos por vaga no Legislativo, os dados apontam que das 2.207 cadeiras disponíveis, a média é de 4,11 pretendentes por cargo.
A quantidade de vagas para as câmaras municipais, aliás, varia de acordo com a população local. João Pessoa, por exemplo, reserva a maior quantia para a esfera legislativa na Paraíba, com a eleição de 29 candidatos. Já em outros 169 municípios, o total de vereadores escolhidos após o pleito será de nove, menor número estipulado pela Constituição Federal. A capital paraibana possui, ainda, a segunda maior concorrência ao cargo no estado (15,26 candidatos por vaga), atrás apenas de Campina Grande (15,3). Na outra ponta dessa escala, há duas cidades em que a disputa é mínima.
Com 10 postulantes a nove cadeiras no Legislativo, os municípios de Poço Dantas e Serra Grande possuem concorrência de apenas 1,11. João Pessoa e Campina Grande também são as cidades com o maior número de eleitores. Há, nelas, 566.290 e 298.888 pessoas habilitadas a votar, respectivamente. Como possuem mais de 200 mil eleitores, limite mínimo estabelecido pela Constituição, também são os únicos municípios, na Paraíba, com possibilidade de decidir a eleição para prefeito em segundo turno.
Redação
More Stories
João Azevedo destaca acolhimento às famílias ao entregar 247 novas moradias ao lado do Ministro das Cidades na Paraíba
Jhony destaca força da oposição em Campina Grande ao assumir comando municipal do PSB
Presidente do PT na Paraíba diz que PSB e PDT podem integrar Federação Brasil da Esperança, que já reúne PT, PV e PCdoB