A presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargadora Agamenilde Dias, anunciou neste sábado (14), durante uma reunião extraordinária, que não há necessidade de requisitar tropas federais para garantir a segurança das eleições municipais em João Pessoa. O encontro, realizado na sede do tribunal, contou com a presença dos candidatos à Prefeitura de João Pessoa, representantes partidários e autoridades das forças de segurança pública.
Durante a reunião, Agamenilde foi categórica ao afirmar que o TRE-PB e os órgãos de segurança estaduais têm plena capacidade de assegurar um pleito tranquilo. “Por ora, é desnecessário o envio de forças federais”, declarou, descartando a possibilidade de reforço militar no momento. A magistrada destacou a confiança no trabalho das forças de segurança locais, que estão monitorando a situação com rigor.
Nos últimos dias, três candidatos à Prefeitura de João Pessoa — Luciano Cartaxo (PT), Marcelo Queiroga (PL) e Ruy Carneiro (Podemos) — solicitaram o reforço de tropas federais após relatos de intimidações e investigação de supostas tentativas de interferência de facções criminosas no processo eleitoral. Contudo, a presidente do TRE-PB ponderou que, até o momento, os órgãos responsáveis têm controlado a situação sem a necessidade de apoio federal.
Além de abordar questões de segurança, Agamenilde fez um apelo aos candidatos e representantes partidários para que evitem utilizar o Judiciário como ferramenta para a criação de factóides políticos. Ela criticou a prática de tornar públicos pedidos ao tribunal antes mesmo de serem formalmente protocolados, alertando para o impacto negativo desse tipo de comportamento na credibilidade das instituições.
“Eu compreendo cada fala de candidato, mas eu tenho que seguir no rumo das balizas legais. Neste sentido, o que tiver fundamento e o que deverá ser apurado, será. O que não tiver fundamento não será apurado”, frisou.
PB Agora
More Stories
João Azevedo destaca acolhimento às famílias ao entregar 247 novas moradias ao lado do Ministro das Cidades na Paraíba
Líder do governo rechaça ‘insatisfações’ na base por conta de encontro entre João, Hugo e Aguinaldo
Câmara de João Pessoa aprova ampliação de novos incentivos fiscais do programa Viva o Centro