O confronto entre Grêmio e Flamengo vem sendo um ‘divisor de águas’ para os rubro-negros nas últimas temporadas. E isso vai se repetir neste domingo (22), quando os times se enfrentam a partir das 18h30 (de Brasília), na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.
As atenções do Flamengo, porém, estão voltadas para a CONMEBOL Libertadores. A vaga na semifinal ficou mais difícil com a derrota por 1 a 0 para o Peñarol, em pleno Maracanã. O resultado aumentou ainda mais a pressão em cima de Tite, que foi bastante vaiado e xingado pelos torcedores.
Na quinta-feira (26), o Flamengo vai até o Uruguai precisando ganhar por pelo menos dois gols de diferença para conseguir a vaga direta à semifinal. Uma vitória simples no Campeón del Sigo leva a decisão para os pênaltis.
Com foco total na Libertadores, a comissão técnica decidiu preservar 12 jogadores. O goleiro Rossi, os laterais Varela e Alex Sandro, os zagueiros Fabrício Bruno, Léo Pereira e Léo Ortiz, o volante Erick Pulgar, os meias De La Cruz, Arrascaeta e Gerson, e os atacantes Gonzalo Plata e Bruno Henrique ficaram no Rio de Janeiro.
A provável formação do Flamengo diante do Grêmio é: Matheus Cunha; Wesley, David Luiz, Cleiton e Ayrton Lucas; Allan, Evertton Araújo e Alcaraz; Matheus Gonçalves, Lorran e Carlinhos.
A ESPN relembra outros duelos nas últimas temporadas que o Grêmio esteve no caminho do Flamengo em momentos decisivos e de crise.
No último jogo antes da final da Libertadores, o Flamengo foi até Porto Alegre com uma formação mista e ganhou por 1 a 0 com gol de Gabriel Barbosa. Uma semana depois, o atacante levaria o clube ao título continental, sobre o River Plate.
Rogério Ceni chegou para o jogo na Arena do Grêmio bastante pressionado pelas eliminações na Copa do Brasil e Libertadores. O time ainda saiu atrás do placar, mas conseguiu a virada com gols de Everton Ribeiro, Gabriel Barbosa, Arrascaeta e Isla. O resultado foi importante para o Flamengo ser bicampeão.
Três dias antes do jogo de ida da semifinal da Libertadores, contra o Barcelona, os times se enfrentaram pelo Brasileirão e, com força quase máxima, o Flamengo perdeu por 1 a 0. O resultado não abalou o time rubro-negro, que fez 2 a 0 nos equatorianos no Maracanã e encaminhou a vaga à final da Libertadores.
O jogo atrasado foi marcado por polêmica envolvendo Renato Gáucho, ídolo do Grêmio e na época treinador do Flamengo. Antes da final da Libertadores, o rubro-negro entrou em campo com uma formação toda reserva e chegou a abrir 2 a 0, com dois gols de Vitinho, mas sofreu o empate do Tricolor.
A torcida rubro-negra ficou na bronca com Renato Gaúcho pelas substituições que fez o então técnico do Flamengo, também maior ídolo do Grêmio, em momento que o time gaúcho passava dificuldades. Quatro dias depois, o Flamengo perdeu a final da Libertadores para o Palmeiras, na prorrogação, aumentando a pressão em cima do treinador, demitido na sequência.
Já sob o comando de Tite, o Flamengo praticamente deu adeus as chances de título com a derrota na Arena do Grêmio. O time rubro-negro saiu na frente e vencia até os 31 minutos do 2º tempo, quando sofreu três gols seguidos.
Resta saber se agora Tite e o Flamengo vão conseguir ter um bom desempenho diante do adversário. Os cariocas entram muito pressionados.
More Stories
Como lesão atrapalhou Quintero de ser jogador do Cruzeiro em 2015
Palmeiras cresce e ‘empata’ em chance de título com o Botafogo
Atlético x Botafogo termina em confusão; Hulk detona Luiz Henrique: ‘Acha que é craque’