Pesquisa estimulada realizada pelo Instituto Datavox, em parceria com o portal PB Agora, divulgada nesta quinta-feira (3), revela a liderança disparada do candidato Julhinho na corrida eleitoral pela prefeitura de Piancó, com 65,2% das intenções de voto. A candidata Priscila Almeida aparece em segundo lugar, com 29,0%, o que representa menos da metade do percentual obtido pelo primeiro colocado. Nessa modalidade estimulada, o candidato Pádua Leite não registrou intenções de voto, ficando com 0,0%.
O número de eleitores indecisos alcançou 4,5%, e 1,3% dos entrevistados afirmaram que votariam em branco ou anulariam o voto.
CENÁRIO ESPONTÂNEO
Na pesquisa espontânea, que considera o voto sem a apresentação dos candidatos, Julhinho também lidera com 63,9%, seguido por Priscila Almeida com 28,8%. O prefeito Daniel Galdino, que não disputa a reeleição, foi citado por 1,0% dos eleitores, e Pádua Leite novamente não obteve menções. Neste cenário, 5,0% dos entrevistados ainda estão indecisos, e 1,0% disseram que votariam em branco ou nulo.
CRENÇA NA VITÓRIA
A pesquisa também questionou os eleitores sobre a crença em quem será o próximo prefeito de Piancó, independentemente de suas intenções de voto. Julhinho foi apontado por 68,2% como o provável vencedor, enquanto 23,5% acreditam que Priscila Almeida pode vencer. Pádua Leite, mais uma vez, não obteve nenhuma citação, e 8,3% dos entrevistados preferiram não opinar.
REJEIÇÃO
No quesito rejeição, a pesquisa apontou que Priscila Almeida é a candidata com maior índice, sendo rejeitada por 22% dos entrevistados. Em seguida, Pádua Leite é rejeitado por 18,5%, e Julhinho aparece com o menor índice de rejeição, 14,3%. Outros 6,0% afirmaram que votariam em todos os candidatos, enquanto 34,2% disseram que não votariam em nenhum. Um total de 5,0% dos entrevistados não opinou.
AVALIAÇÃO DA GESTÃO
Quando questionados sobre como avaliavam a gestão do atual prefeito, Daniel Galdino, 74,7% responderam que aprovavam a forma de governar da atual administração. Apenas 19,5% reprovaram, enquanto 5,8% preferiram não opinar.
DADOS DA PESQUISA
A pesquisa foi realizada entre os dias 29 e 30 de setembro, ouvindo 400 eleitores das zonas rural e urbana de Piancó. Registrada sob o protocolo PB-09605/2024 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a pesquisa tem um intervalo de confiança estimado em 95,0% e uma margem de erro de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos.
PB Agora
More Stories
Assembleia aprova PL que institui a Política de Atenção à Saúde Mental Materna
Em sessão conjunta, ALPB e CMJP discutem hoje o fim da jornada 6×1
Cotas para negros em concursos públicos: confira como cada deputado federal paraibano votou