O aplicativo Pardal, desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já recebeu quase 30 denúncias de irregularidades eleitorais na Paraíba desde o início da campanha para o segundo turno das Eleições Municipais de 2024. As informações, disponíveis no portal Pardal, foram atualizadas até esta terça-feira (15).
Campina Grande lidera o número de denúncias, com 24 registros, enquanto João Pessoa contabiliza apenas quatro ocorrências. Esses são os únicos dois municípios da Paraíba onde haverá segundo turno para a escolha de prefeitos.
De acordo com os dados do Pardal, 16 denúncias estão relacionadas diretamente a candidatos a prefeito, e as outras 12 envolvem partidos, coligações e federações. As principais irregularidades apontadas dizem respeito ao uso de adesivos e outdoors, formas proibidas de propaganda eleitoral.
O aplicativo Pardal é uma ferramenta que permite que cidadãos denunciem irregularidades eleitorais de forma prática. Para registrar uma denúncia, o eleitor deve fazer o download do aplicativo, acessar com o login gov.br ou o E-título, e seguir os passos para criar a denúncia, enviando fotos, áudios ou informações detalhadas sobre a infração.
As denúncias recebidas pelo Pardal são analisadas pelas autoridades eleitorais e podem resultar em investigações e sanções contra os envolvidos.
PB Agora
More Stories
Em sessão conjunta, ALPB e CMJP discutem hoje o fim da jornada 6×1
Cotas para negros em concursos públicos: confira como cada deputado federal paraibano votou
Ministro vê participação do governo Bolsonaro em planejamento de crimes contra Lula, Alckmin e Moraes