O Progressistas (PP) emerge das eleições de 2024 como o partido que comandará a maior parcela da população paraibana.
No último pleito a legenda garantiu vitórias em 20 municípios da Paraíba, incluindo a capital João Pessoa, que possui mais de 800 mil habitantes. Esse resultado posiciona o PP como uma das maiores forças políticas no estado, comandando as gestões de um total de 1.280.145 pessoas, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Censo 2022 do IBGE.
Além de João Pessoa, o PP conquistou cidades-polo de destaque em diferentes regiões da Paraíba, sendo elas: Araruna, Aroeiras, Bom Jesus, Cachoeira dos índios, Cajazeiras, Caturité, Conde, Cuité, Esperança, Piancó, Pilões, Remígio, Riacho dos Cavlos, Rio Tinto, Santa Rita, Santo André, São José de Espinharas, São Miguel de Taipu e Soledade. Essa distribuição estratégica reforça a presença do partido em várias regiões do estado, consolidando sua influência no cenário político local.
No estado o partido é representado por nomes de peso na política paraibana, como o deputado federal Aguinaldo Ribeiro, o presidente da sigla no estado, ex-deputado Enivaldo Ribeiro, o vice-governador Lucas Ribeiro, o prefeito reeleito de João Pessoa, Cícero Lucena, Emerson Panta, prefeito de Santa Rita, terceiro maior colégio eleitoral do estado. Também é válido lembrar que a senadora Daniella Ribeiro se elegeu quando estava nos quadros da sigla, migrando para o PSD e presidindo o partido na Paraíba posteriormente.
Nas eleições municipais deste ano, esses agentes políticos junto com outras figuras do PP, contribuíram para o fortalecimento da legenda não apenas na Paraíba, mas também em outras regiões do Brasil, ampliando o alcance do partido nacionalmente.
Ranking
De acordo com o ranking populacional dos partidos que mais elegeram prefeitos em 2024, o Progressistas lidera, seguido pelo PSB, com uma população governada de 811.252 pessoas em 69 cidades; União Brasil, com 696.855 pessoas em 23 cidades; Republicanos, com 555.191 pessoas em 50 cidades; e MDB, com 221.319 pessoas em 23 cidades.
Os números destacam o protagonismo do PP no estado e a base significativa para a sigla avançar em seus projetos, inclusive fortalecendo sua agenda política para os próximos anos.
PB Agora
More Stories
Em sessão conjunta, ALPB e CMJP discutem hoje o fim da jornada 6×1
Cotas para negros em concursos públicos: confira como cada deputado federal paraibano votou
Ministro vê participação do governo Bolsonaro em planejamento de crimes contra Lula, Alckmin e Moraes