Nesta terça-feira (12), a CBF detalhou o calendário de 2025 do futebol brasileiro com mudanças. As principais a ampliação da disputa do Brasileirão e também uma paralisação durante o Mundial de Clubes, no meio do ano.
Também foi divulgado pela CBF um documento, assinado pelo presidente Ednaldo Rodrigues, onde o mandatário detalha tentativas de melhorar o calendário. Uma delas sugerindo uma mudança na classificação dos clubes brasileiros para a CONMEBOL Libertadores – inclusive, com o envio de um ofício à entidade máxima do futebol sul-americano.
No ofício, enviado à Conmebol em setembro deste ano, a CBF sugere o fim da fase de playoffs da CONMEBOL Sul-Americana, além da exclusão dos clubes brasileiros da pré-Libertadores.
Devido à esta segunda sugestão, a entidade máxima do futebol brasileiro solicitou mais uma vaga direta aos clubes brasileiros à fase de grupos da Libertadores via Brasileirão.
“O calendário de competições da FIFA e da Conmebol tem se expandido nos últimos anos, impactando diretamente as datas dos campeonatos nacionais. A introdução dos Playoffs da Sul-Americana, desde 2023, interfere em duas datas do Campeonato Brasileiro, por exemplo. Além disso, a Copa Intercontinental FIFA e o novo Mundial de Clubes da FIFA para 2025 exigirão, respectivamente, um total de 10 datas no calendário”, diz a nota da CBF.
“Em busca de soluções e, mais do que isso, em clara defesa do Futebol Brasileiro, a CBF encaminhou o Ofício PRE nº 1421/2024 de 03/09/2024 solicitando à CONMEBOL adequações no calendário, entre elas a extinção dos playoffs da Copa Sul-Americana e a exclusão dos clubes brasileiros da Pré-Libertadores e ao mesmo tempo solicitando uma vaga direta da CBF para a Copa Libertadores.”
Conmebol ‘veta’ mudança para 2025
Segundo apurou a ESPN, a CBF enviou o ofício com o intuito de que as mudanças sugeridas pudessem valer já a partir do Brasileirão de 2025. A Conmebol, por sua vez, não aceitou.
Porém, de acordo com o que obteve a reportagem, a entidade máxima do futebol sul-americano aceita discutir tais mudanças para 2026.
Atualmente são 6 vagas para a Libertadores via Brasileirão, sendo quatro diretas e duas para a pré-Libertadores. Caso a mudança seja aprovada pela Conmebol, seriam 5 vagas diretas via Série A.
A Conmebol também distribui vagas diretas à Libertadores para os campeões da Libertadores, Sul-Americana e Copa do Brasil. O que, inclusive, pode expandir – até mesmo na atual edição – o número de classificados via Brasileirão se os vencedores forem brasileiros.
Já na Sul-Americana, são mais 6 vagas, do 7° ao 12° colocado do Brasileirão. E como na competição apenas os primeiros colocados dos grupos avançam diretamente às oitavas de final, os vice-líderes desde 2023 disputam uma fase de playoff contra os terceiros colocados da Libertadores.
More Stories
Botafogo busca empate, mas perde liderança do Brasileiro para o Palmeiras
Skate: Rayssa Leal bate campeã olímpica e vence etapa do Japão
O que Diniz precisa para entrar em grupo com Tite e Gallardo na América