A vitória do candidato Yamandú Orsi na disputa pela presidência do Uruguai foi comemorada pelo governo brasileiro. A avaliação de diplomatas e assessores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é de que o retorno da esquerda ao comando do país diminui divergências dentro do Mercosul.
O presidente Luis Alberto Lacalle Pou, de centro-direita, vinha reclamando de protecionismo econômico e defendia acordos bilaterais fora do bloco comercial. A expectativa é de que Orsi tenha um posicionamento mais alinhado ao do Brasil, sobretudo em manter a unidade.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva felicitou Yamandú Orsi, presidente eleito do Uruguai, pela vitória no segundo turno das eleições. Lula destacou a importância do processo eleitoral democrático e pacífico no país vizinho e elogiou a Frente Ampla, coalizão de esquerda liderada por Orsi, além de mencionar o papel significativo de José “Pepe” Mujica, ex-presidente uruguaio, no apoio à campanha do vencedor.
Em suas redes sociais, Lula reforçou os laços entre Brasil e Uruguai, destacando a cooperação no Mercosul e em outros fóruns regionais. “Essa é uma vitória de toda a América Latina e do Caribe. Brasil e Uruguai seguirão trabalhando juntos no Mercosul e em outros fóruns pelo desenvolvimento justo e sustentável, pela paz e em prol da integração regional”, afirmou Lula.
Yamandú Orsi consolidou sua vitória após disputar o segundo turno contra Alvaro Delgado, candidato do Partido Nacional, apoiado pelo atual presidente, Luis Alberto Lacalle Pou. A escolha reflete a força da Frente Ampla e sua capacidade de mobilização política.
Orsi vai governar o país sul-americano de 2025 a 2030, com posse prevista para março do ano que vem. O político de esquerda de 57 anos, pupilo do ex-presidente José Mujica, derrotou nas urnas Álvaro Delgado, do Partido Nacional, que era apoiado pelo atual chefe do governo uruguaio, Luis Lacalle Pou.
Redação
More Stories
Líder do governo na ALPB, Chico Mendes confirma permanência de Dr. Eduardo na base e contabiliza até 25 deputados no grupo
Veneziano e Nilda Gondim participam de inauguração de ala SUS na FAP
Mais de 20 vereadores manifestam apoio e Dinho consolida caminhada rumo à reeleição na Mesa Diretora da CMJP