A longa espera acabou. O sonho se concretizou. A Glória Eterna foi alcançada. O Botafogo, finalmente, é campeão da CONMEBOL Libertadores!
Neste sábado (30), o Glorioso venceu o Atlético-MG por 3 a 1, no estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires, na Argentina, e faturou o título da competição continental pela 1ª vez em sua história.
Foi uma conquista com contornos épicos, já que a equipe de Artur Jorge atuou o jogo inteiro com um atleta a menos, após a expulsão de Gregore logo aos 29 segundos de jogo.
Ainda assim, o Fogão fez um 1º tempo de almanaque e abriu 2 a 0 no placar, com gols de Luiz Henrique e Alex Telles, cobrando pênalti.
Na volta do intervalo, o Galo diminuiu com um belo tento de cabeça de Vargas, que havia acabado de entrar.
O próprio Vargas ainda teve duas chances incríveis de empatar nos minutos finais, mas desperdiçou ambas de forma inacreditável, deixando a torcida mineira incrédula.
Desta forma, o Botafogo conseguiu segurar a pressão até o fim e fez o 3º gol com Júnior Santos, no último lance da partida, para soltar o grito de “é campeão” em Buenos Aires.
Com o título, o Glorioso se classifica para a disputa da recém-criada Copa Intercontinental da Fifa, em dezembro, e terá a chance de enfrentar o poderoso Real Madrid no Qatar.
O clube de General Severiano também é o último classificado para o novo Mundial de Clubes, que terá sua 1ª edição com 32 times no meio do ano que vem.
Vale lembrar que o Fogão ainda tem chance enorme de conquistar o título do Brasileirão nos próximos dias.
A equipe alvinegra é a atual líder da competição, com 73 pontos, seguida pelo Palmeiras, com 70, faltando dois jogos para o fim da competição.
O jogo
O jogo mal tinha começado e o Botafogo logo sofreu uma importante perda.
Com apenas 29 segundos, Gregore foi expulso por dar um pisão na cabeça de Fausto Vera. O jogador atleticano sangrou bastante e teve que receber atendimento médico.
Em vantagem numérica, o Galo foi para cima. Quem marcou, no entanto, foi o Glorioso.
Aos 35 minutos, Marlon Freitas arriscou, a bola bateu em Júnior Alonso e sobrou livre para Luiz Henrique fazer 1 a 0 para o time carioca.
Depois disso, apesar de ter mais a bola nos pés, o Galo sequer colocou John para trabalhar.
O Botafogo, por usa vez, se empolgou com o gol e, mesmo com um a menos, chegou ao segundo quatro minutos depois.
Dessa vez, Luiz Henrique foi derrubado por Everson dentro da área. Após revisão do VAR, o árbitro Facundo Tello marcou pênalti.
Alex Telles chamou a responsabilidade e converteu com perfeição, batendo cruzado para fazer 2 a 0 para o Botafogo.
O Galo ainda tentou reagir nos momentos finais, mas não conseguiu ameaçar. Com isso, o Glorioso levou boa vantagem para os vestiários.
Só que logo no início do 2º tempo, Hulk cobrou escanteio, e Vargas subiu mais alto que a marcação para descontar para o Atlético-MG.
Empurrado pela torcida com gritos de ”Eu acredito”, o Galo foi para cima. Hulk colocou John para trabalhar aos 17, com um forte chute colocado.
O Atlético seguiu em cima, com o técnico Gabriel Milito empilhando jogadores ofensivos e tentando achar o empate na base do “abafa”.
Nos minutos finais, Vargas teve duas chances incríveis de empatar, mas desperdiçou ambas com conclusões ruins.
Assim, o Botafogo se segurou até o os minutos finais e fez o “gol do título” com Júnior Santos, no último lance de partida, para gritar “é campeão” em Buenos Aires.
More Stories
Corinthians garante vaga na Copa do Brasil de 2025 com vitória sobre o Bahia
Corinthians pode igualar recorde que só dois clubes conseguiram no Brasileirão
NBA Cup: tabela da fase final é divulgada pela liga; veja as datas dos confrontos