Na madrugada de sábado para domingo (4 para 5) foram divulgados os confrontos dos tenistas brasileiros no Australian Open. Os cinco representantes do nosso país entrarão no qualyfying, uma fase preliminar da competição para definir os últimos participantes das chaves principais, que começam na próxima semana.
O qualy é composto por três fases eliminatórias. Os vencedores das três partidas entrarão na chave principal. O torneio será transmitido pelo Disney+.
João Fonseca
As maiores expectativas brasileiras entre os tenistas masculinos recaem sobre João Fonseca. Nas últimas semanas, o jovem de 18 anos venceu o Next Gen ATP, que reúne as maiores promessas da geração, e o Challenger de Camberra, na Austrália. Os resultados o levaram ao 113ª lugar no ranking da ATP, a Associação dos Tenistas Profissionais.
Em sua estreia no Australian Open, ele enfrentará o argentino Felipe Agustin Gomez, de 28 anos, atual 136 do ranking. Será o primeiro duelo entre os dois num torneio profissional. A partida está marcada para segunda-feira (6), às 20h (de Brasília).
Caso avance, enfrentará o vencedor de Coleman Wong (172), de Hong Kong, e Dimtry Popko (183), do Cazaquistão.
Thiago Monteiro
O mais experiente dos brasileiros, Thiago Monteiro, de 30 anos, e posição 106 no ranking da ATP, disputará seu oitavo Australian Open. Sua melhor campanha foi em 2021, quando avançou até a segunda fase da chave principal. Em 2025 terá um adversário de renome: o australiano Jason Kubler, de 31 anos. Nos últimos anos ele sofreu com várias lesões, e por isso atualmente ocupa apenas a posição 840 do ranking, já que ficou muito tempo sem atuar. Mas há menos de dois anos, em abril de 2023, foi o número 63 do mundo.
Eles se enfrentaram apenas uma vez, com vitória de Monteiro. O confronto aconteceu em março de 2023, no Masters 1000 de Miami, em piso duro, similar às quadras do Australian Open. O confronto está previsto para o domingo (5), às 23h30 (de Brasília), na quadra 3.
Caso avance, enfrentará o vencedor de Valentir Hoyer (203), da França, e Marc Polmans (321), da Austrália.
Felipe Meligeni Alves
Aos 26 anos e atualmente na posição 150 do ranking da ATP, Felipe Meligeni disputará seu quinto Australian Open consecutivo, com o objetivo de ir além da segunda fase do qualy pela primeira vez. Ele terá pela frente o francês Clement Chidekh, de 23 anos e posição 191 no ranking. Eles nunca se enfrentaram em torneios profissionais. O duelo está marcado para segunda-feira (6), às 20h (de Brasília).
Caso avance, enfrentará o vencedor de Tim Van Rijthoven, holandês que está sem ranking, pois não atua há mais de um ano por lesão, mas chegou a 101ª posição em 2022, e Jerome Kym (135), da Suíça.
Gustavo Heide
Outro jovem brasileiro, de apenas 22 anos, Gustavo Heide é o atual 175 do ranking e faz sua estreia no Australian Open. Pela frente, terá um adversário duríssimo: o sérvio Laslo Djere, de 29 anos, atual 115 do ranking. Em 2019, ele chegou ao top 30 mundial, patamar mantido até o ano passado, quando ficou meses afastado por uma lesão no cotovelo. Eles nunca se enfrentaram.
A partida está prevista para domingo (6), às 20h (de Brasília), na quadra 7.
Caso avance, enfrentará o vencedor de Cristian Garin (151), do Chile, e Murkel Dellien, 183, da Bolívia.
Laura Pigossi
Única representante feminina do Brasil, Laura Pigossi, de 30 anos, ocupa a posição 160 do ranking feminino na última atualização. Medalhista olímpica em Tóquio-2021, participou do Australian Open de 2023, caindo na primeira rodada. Agora, enfrentará a espanhola Guiomar Maristany, de 26 anos e número 199 do ranking. Elas se enfrentaram em 2018, no ITF de Bagnatica, na Itália, com vitória da europeia.
O duelo está marcado para domingo (5), às 23h30 (de Brasília), na quadra 14.
Caso avance, enfrentará a vencedora de Viktorija Golubic (90), da Suíça, e Anastasiia Sobolieva (216), da Ucrânia.
More Stories
O ‘problema de R$ 762 milhões’ que une Arsenal e Newcastle
Nottingham vence Wolverhampton e cola no Arsenal na Premier League
Com Endrick titular, Real Madrid atropela time da 4ª divisão na Copa do Rei