No ano de 2024, o futebol brasileiro teve mais uma temporada de grandes emoções, com muitos torcedores sorrindo com as glórias – e milhares de outros lamentando as decepções.
Neste último dia antes do início de 2025, a ESPN faz uma retrospectiva de como foi o ano dos principais clubes do país, relembrando as principais alegrias e tristezas de cada equipe.
Abaixo, listamos também as principais expectativas e objetivos de cada time na temporada que se aproxima – e que promete ser ainda mais emocionante e acirrada.
Confira a retrospectiva:
O Botafogo tem algumas missões para o ano de 2025 neste início de ano. Campeão da CONMEBOL Libertadores e do Campeonato Brasileiro, o time carioca está em busca de um novo treinador, uma vez que Artur Jorge deixou a equipe após as conquistas em 2024.
Para o próximo ano, o Glorioso tentará manter o alto nível e ir em busca de mais títulos para sua galeria de troféus. Além disso, haverá ainda a disputa do Mundial de Clubes da Fifa, nos Estados Unidos.
O clube tentará um sucesso maior do que mostrou no Intercontinental, quando perdeu por 3 a 0 para o Pachuca na estreia e deu adeus à competição.
Sob nova direção após a vitória de Luiz Eduardo Baptista nas eleições presidenciais, o Flamengo entra na temporada de 2025 na busca por um camisa 9. O encarregado de encontrar o novo homem gol da equipe carioca é José Boto, uma vez que o Rubro-Negro não terá Pedro por boa parte do ano e não tem mais Gabigol, que chegou ao fim de seu vínculo.
O clube também se prepara para o Mundial de Clubes da Fifa e, de acordo com o novo dirigente português, o Flamengo está em busca de reforços pontuais para qualificar o elenco.
Depois de se livrar do rebaixamento no Campeonato Brasileiro, o Fluminense anunciou alguns reforços para 2025 e segue ativo no mercado em busca de mais nomes para o elenco comandado por Mano Menezes. Garantido na CONMEBOL Sul-Americana do próximo ano, o Tricolor das Laranjeiras ainda terá a disputa do Mundial de Clubes da Fifa.
O Vasco quer voos mais tranquilos em 2025, principalmente fora das quatro linhas. Em meio à batalha judicial com a 777 Partners, o time carioca está em busca de uma nova SAF. Enquanto isso, na figura do presidente Pedrinho, o Vasco estuda a contratação de reforços para o ano.
O Cruzmaltino ainda terá a CONMEBOL Sul-Americana para disputar e tentará sorte melhor nas copas. Em 2024, o time chegou à semifinal da Copa do Brasil, mas caiu para o Atlético-MG.
O Corinthians terminou a temporada de 2024 em alta. Com nove vitórias seguidas na reta final do Campeonato Brasileiro, o Timão, além de escapar do rebaixamento, garantiu uma vaga na CONMEBOL Libertadores de 2025, o que também deu ao time a possibilidade de disputar a Copa do Brasil.
Para o próximo ano, o Alvinegro tentará manter o centroavante Yuri Alberto, um dos destaques da equipe, e se prepara para Libertadores, onde enfrentará o Universidad Central, da Venezuela, no primeiro compromisso dos dois até a fase de grupos da competição.
Vice-campeão brasileiro em 2024, o Palmeiras conquistou apenas o Campeonato Paulista na temporada e, para o próximo ano, tem tido uma postura agressiva no mercado de transferências para qualificar o elenco. A ideia do Verdão é chegar forte para a disputa do Mundial de Clubes da Fifa, nos Estados Unidos.
O time de Abel Ferreira busca se manter entre os protagonistas do futebol nacional depois de fazer campanhas abaixo do esperado, principalmente na Copa do Brasil e na CONMEBOL Libertadores, cujas competições acabou eliminado ainda na fase oitavas de final.
Sob o comando de Pedro Caixinha depois de garantir o retorno à Série A do Campeonato Brasileiro, o Santos quer uma temporada de estabilidade para 2025. O time da Vila Belmiro tenta a contratações de alguns reforços para a qualificação do elenco, que conquistou a Série B.
O Peixe voltará a disputar a Copa do Brasil depois de não ter disputado o torneio em 2024. O clube também vive a expectativa da reforma de seu estádio e da transformação da Vila Belmiro em uma arena para os próximos anos.
O Tricolor começou o ano com tudo, faturando a Supercopa do Brasil em cima do rival Palmeiras, mas depois não conseguiu manter o embalo para o resto do ano. No Paulistão, o time foi eliminado de forma surpreendente pelo Novorizontino ainda nas quartas. Depois, vieram frustrações na Libertadores e na Copa do Brasil, além de uma campanha bastante irregular no Brasileirão (terminou em 6º lugar).
2025, porém, vem sendo cercado de expectativa. O retorno do meia Oscar após 16 anos anima os torcedores, principalmente pela parceria a ser formada com Lucas. Mesmo vivendo momento financeiro delicado e tendo que levantar receitas de forma urgente para sanear os cofres, o São Paulo sonha alto para a próxima temporada, com o técnico Luis Zubeldía dizendo publicamente que quer levar a 4ª Libertadores para o Morumbi.
O Imortal iniciou 2024 com o pé direito, ganhando mais um título do Campeonato Gaúcho ao bater o Juventude na final. No entanto, as fortes enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul tornaram o restante da temporada extremamente difícil, com o clube brigando contra o rebaixamento até a reta final do Brasileirão e vivendo crise que resultou na saída do técnico Renato Gaúcho.
No ano que vem, a expectativa fica pelos resultados a serem conquistados pelo técnico argentino naturalizado boliviano Gustavo Quinteros, que chega a Porto Alegre após passagem de grande sucesso pelo Vélez Sarsfield. Substituir Renato no Grêmio, porém, é sempre uma missão difícil. Da última vez que isso ocorreu, em 2021, o time gaúcho terminou rebaixado para a Série B…
A torcida do Inter teve um 2024 de grandes expectativas, já que o clube investiu alto durante o ano e trouxe jogadores tarimbados, como o atacante Borré e o volante Bruno Henrique. Isso não foi o suficiente para levantar troféus durante o ano, mas a temporada terminou em alta, com a equipe fazendo uma grande campanha de recuperação no Brasileirão sob a batuta de Roger Machado.
Para o ano que vem, a ideia é retomar o caminho das glórias, ao mesmo tempo em que a diretoria terá duro trabalho para recuperar os prejuízos financeiros causados pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Com a equipe afinada com Roger, é visto como imperativo no Beira-Rio encerrar o domínio do rival Grêmio no Gauchão e tentar ao menos uma grande taça no restante de 2025.
Sob o comando do técnico argentino Gabriel Milito, o time mineiro teve “duas caras” em 2024: o “Galo das Copas”, que chegou às finais da Copa do Brasil e da Libertadores, e o “Galo do Brasileirão”, que fez campanha tenebrosa e chegou à reta final do torneio sendo ameaçado pelo rebaixamento. Com a derrota nas duas finais, a temporada terminou em tristeza, e Milito acabou sendo demitido.
Na próxima temporada, um velho conhecido retorna à Cidade do Galo: Cuca será o treinador do clube alvinegro pela 4ª vez. Multicampeão em outras passagens, ele terá a missão de voltar a fazer a torcida sorrir, depois das duras decepções da reta final de 2024. Para isso, porém, o treinador não poderá contar com o atacante Paulinho, vendido pela diretoria ao Palmeiras.
A maior “bomba” do 2024 cruzeirense ocorreu fora dos campos, com a SAF sendo vendida por Ronaldo “Fenômeno” para Pedro Lourenço. Dentro das quatro linhas, houve muita irregularidade, mas ainda assim a Raposa chegou à final da CONMEBOL Sul-Americana. A derrota para o Racing na decisão quase resultou na saída do técnico Fernando Diniz, mas a diretoria optou por mantê-lo.
Em 2025, Pedro Lourenço vai ampliar seus investimentos, trazendo diversos jogadores de renome para deixar o elenco ainda mais encorpado. O ponta Dudu já foi anunciado, enquanto o atacante Gabigol e o lateral-direito Fagner devem chegar em breve para auxiliar na luta por grandes títulos na próxima temporada.
More Stories
Time português Estoril usará uniforme inspirado em Ayrton Senna
Primeira seleção feminina de futebol do Brasil é tema de documentário
Palmeiras goleia Flamengo para liderar o Brasileirão feminino