Neste primeiro dia de 2025, prefeitos eleitos nas cidades da Paraíba assumem seus mandatos, marcando o início de um novo ciclo político no Estado. Contudo, ao observar o cenário eleitoral, em 24 municípios paraibanos, os atuais prefeitos não conseguiram eleger sucessores.
Um dado relevante é que em quatro municípios – Riacho dos Cavalos, Lagoa de Dentro, Cuitegi e Coremas – os prefeitos em exercício tentaram a reeleição, mas sequer obtiveram sucesso nas urnas. Em contraste, 107 prefeitos foram reeleitos em suas cidades, sinalizando a continuidade de algumas administrações em várias regiões do Estado.
Além disso, em 24 municípios os prefeitos não apenas não conseguiram eleger aliados para sucedê-los. As cidades de Alagoa Grande, Areial, Caaporã, Cachoeira dos Índios, Caraúbas, Curral de Cima, Ingá, Jacaraú, Montadas, Mulungu, Nova Olinda, Nova Palmeira, Paulista, Poço de José de Moura, Remígio, Riachão, São José da Lagoa Tapada, Serra Branca, Sumé e Várzea se encontram nessa situação.
O Ministério Público da Paraíba divulgou uma cartilha com as regras de transição, orientando os gestores atuais e futuros a seguirem as diretrizes para garantir uma mudança de administração mais eficiente e transparente. A cartilha reforça a importância de uma transição planejada, onde são compartilhadas informações cruciais para a continuidade das políticas públicas e para a boa gestão dos recursos municipais.
PB Agora
More Stories
Veneziano revela que trechos da BR-230 devem ser entregues ainda em 2025
Adriano Galdino revela nova interdição do prédio da ALPB e busca espaço para realizar sessões durante período de obras
Prefeito de Campina vai anunciar série de medidas para ampliar os serviços de Saúde