O prefeito de Natal (RN), Paulinho Freire (União Brasil), veio a público nesta quinta-feira (9) para pedir desculpas por uma declaração considerada ofensiva à capital paraibana, João Pessoa. Durante a posse no início do ano, Freire afirmou que “tá bem pertinho de João Pessoa voltar a ser curral de Natal”, comentário que gerou repercussão negativa tanto na Paraíba quanto no Rio Grande do Norte.
+ Que coisa feia, Paulinho Freire! Deixe de invejar João Pessoa e vá procurar saber por que Natal parou no tempo
+ “Tá bem pertinho de João Pessoa voltar a ser curral de Natal”, declara prefeito da capital vizinha durante solenidade
A fala foi proferida em resposta a uma crítica do ex-senador José Agripino Maia, que comparou as duas cidades e afirmou que Natal estaria “na rabeira” de João Pessoa. A declaração do prefeito natalense foi vista como desrespeitosa, especialmente em meio ao reconhecimento nacional que João Pessoa tem alcançado nos últimos anos.
Diante da controvérsia, Paulinho Freire emitiu uma nota oficial lamentando o ocorrido. “Lamento a repercussão de um comentário – infeliz, reconheço – que nada mais foi do que a citação de uma graça entre amigos”, afirmou o gestor, destacando o bom relacionamento com o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (Progressistas), e seu filho, o deputado federal Mersinho Lucena (Progressistas).
Na nota, Freire classificou a situação como um mal-entendido resultante de uma “brincadeira” sobre a histórica rivalidade saudável entre as duas capitais. Ele também ressaltou o respeito e a admiração por João Pessoa, cidade que, segundo ele, tem mostrado notável desenvolvimento, especialmente no turismo e no bem-estar da população.
A repercussão da fala do prefeito gerou reações na Paraíba. Vereadores como Fábio Carneiro e Guguinha Moov Jampa criticaram o tom da declaração e cobraram uma postura de respeito entre as cidades, consideradas “co-irmãs” por muitos.
Confira a nota oficial do prefeito Paulinho Freire na íntegra:
“Lamento a repercussão de um comentário – infeliz, reconheço – que nada mais foi do que a citação de uma graça entre amigos.
A brincadeira a que me refiro, no caso, sobre a disputa saudável entre as cidades de Natal e João Pessoa que sempre fazemos, eu e meus amigos de longa data, o deputado federal Mersinho e seu pai, o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena.
Enquanto cidadão natalense e prefeito de Natal, considero João Pessoa uma cidade-irmã que ao longo dos anos tem avançado no desenvolvimento que se reflete no bem-estar da população e no crescimento do turismo da capital paraibana.”
More Stories
Efraim avalia cenário de 2026 e prevê racha na base do governo: “Um dos partidos vai ficar com duas vagas”
Suplente entra com recurso pedindo a cassação do mandato de vereadora do seu partido em Campina Grande
Especialista avalia que eleição de Hugo Motta para a presidência da Câmara facilitará relação de Lula com os parlamentares