O presidente da Câmara dos Deputados, o deputado paraibano Hugo Motta (Republicanos), já tem o seu primeiro grande desafio na frente da Casa: a PL da Anistia aos acusados e condenados pelos crimes cometidos no 8 de janeiro.
Eleito com apoio do PT e do PL, ele vai ter que se equilibrar no fio da navalha em uma pauta que divide diametralmente em lados opostos os partidos do presidente Lula (PT) e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) – as duas maiores lideranças políticas da atualidade no Brasil.
Mais do que isso, os partidos que mais têm deputados, sendo o PL com 99 e o PT, juntamente com PCdoB e PV na mesma federação, com 80.
Avesso aos extremos, Hugo Motta já deu a senha de como deve conduzir a proposta inicialmente: a levando para reuniões com os líderes das bancadas. No entanto, em última instância, é sua prerrogativa colocar o projeto em pauta ou não.
Eleito com 444 votos e até o momento com discursos e posturas que encantam tanto a gregos e troianos, em breve ele vai ter que escolher qual lado desagradar.
Feliphe Rojas
PB Agora
More Stories
Presidente nacional do União Brasil diz que Efraim é o candidato do partido ao governo da PB em 2026: “Não tem plano B”
Hugo Motta é o segundo na linha sucessória de presidente da República; o primeiro após o vice Geraldo Alckmin
Ministro do Republicanos quer o partido de Hugo Motta com Lula em 2026: “Trabalharei para isso”