A repercussão da declaração do novo presidente da Câmara, Hugo Mota (Republicanos), sobre a revisão da Lei da Ficha Limpa e a possibilidade de diminuir o tempo de inelegibilidade de ex-presidentes ganhou novos apoios na Paraíba. O deputado estadual Cabo Gilberto (PL), aliado de Jair Bolsonaro, em entrevista nesta quarta-feira (05), foi o primeiro a se manifestar endossando a fala de Mota e reforçando sua defesa de uma revisão nas regras que impedem o ex-presidente de disputar as eleições de 2026.
Cabo Gilberto, conhecido por seu posicionamento crítico contra o Supremo Tribunal Federal (STF), foi enfático ao afirmar que a redução do tempo de inelegibilidade é uma medida justa. “Eu concordo com a ideia de Hugo Mota, até porque só quem está sendo prejudicado é um homem de bem”, declarou o parlamentar paraibano. Para ele, a inelegibilidade de Bolsonaro não se justifica, pois, segundo Cabo Gilberto, o ex-presidente “não cometeu nenhum crime” e está sendo alvo de uma “perseguição clara da Suprema Corte Brasileira.”
A declaração de Cabo Gilberto se soma ao apoio crescente de diversos setores do bolsonarismo à revisão da Ficha Limpa. A fala de Mota, que sugeriu que oito anos de inelegibilidade são um tempo excessivo, fortalece a narrativa de que a atual legislação é injusta, principalmente no caso de figuras políticas como Bolsonaro.
Para muitos, a redução do tempo de inelegibilidade pode ser o passo necessário para viabilizar o retorno de Bolsonaro ao cenário político em 2026.
PB Agora
More Stories
Governador João Azevêdo reforça desafios para os próximos dois anos, em mensagem à ALPB
Assim como na CMJP, afastamento de deputado estadual faz mais um filho de Pinto do Acordeon assumir cargo eletivo
Prefeito de CG acredita que posições estratégicas de paraibanos gerarão frutos para o Estado