Desde a bombástica troca que enviou Luka Doncic para o Los Angeles Lakers em troca de Anthony Davis, Max Christie e picks, a partida entre os angelinos e os Dallas Mavericks ganhou uma importância e expectativa extras na NBA.
Afinal, seria a primeira vez que o esloveno enfrentaria o ex-clube. E mais: com Nico Harrison, general manager dos Mavs e arquiteto da troca, na arquibancada da Crypto.com Arena em Los Angeles.
E Luka não fez por menos: anotou um triplo-duplo já na primeira oportunidade que teve contra a ex-equipe. E por maior que fosse o clima de amizade de Doncic com seus ex-companheiros, como Kyrie Irving e Klay Thompson, logo em uma de suas primeiras cestas a reação foi uma bela encarada para o banco e comissão de Dallas.
Além da vitória, Luka também conseguiu outro feito histórico: se tornou o terceiro jogador da história da NBA a anotar um triplo-duplo contra cada uma das 30 franquias da liga. Ele já tinha feito 29 vítimas, restando apenas a que ele passou os primeiros sete anos de sua carreira nos EUA.
Agora, ele se junta a LeBron James e Russell Westbrook no panteão de algozes de todos os times do formato atual – pelo menos até a próxima expansão.
Com os 19 pontos, 15 rebotes e 12 assistências anotados contra os Mavs, Luka chegou ao 81° triplo-duplo na carreira. Ele ocupa a 7ª posição no ranking histórico dos triplos-duplos na NBA, atrás apenas de Jason Kidd (107), LeBron James (122), Magic Johnson (138), Nikola Jokic (156), Oscar Robertson (181) e Russell Westbrook (202).
Jokic, inclusive, é o jogador mais próximo de transformar o trio dos que gabaritaram as 30 equipes em triplos-duplos em um quarteto: ele só não marcou contra o Denver Nuggets, sua única franquia na NBA. Para bater a marca ele precisaria ser trocado ou deixar a equipe ao fim do contrato, na temporada 2026-27 ou 2027-28, já que seu último ano é um player option.
More Stories
Doncic faz ‘desabafo’ após vitória dos Lakers em 1º jogo contra Dallas
O histórico Brasil x Venezuela que bota pressão no Corinthians
Bahia x The Strongest AO VIVO: siga o duelo da Libertadores em Tempo Real