Portal Paraíba-PB

Informação com credibilidade!

Ninguém jamais chegou perto: o quão improvável é o recorde de Nikola Jokic de 30/20/20?

Nikola Jokic fez história na NBA na vitória do Denver Nuggets sobre o Phoenix Suns na prorrogação por 149 x 141. O astro sérvio se tornou o primeiro atleta a conseguir uma partida de 30 pontos, 20 rebotes e 20 assistências em 77 anos de competição.

Após a partida, Jokic não pareceu impressionado com o feito. Na entrevista para a televisão dos EUA, agradeceu aos companheiros, mas ressaltou que não pensa nessas marcas e já projetou as próximas partidas: “Teremos um back to back (jogos em dias consecutivos) daqui dois dias, então agora só estou pensando na minha recuperação.”

Atual MVP da competição, tendo a honraria em três das últimas quatro edições do campeonato, ‘Joker’ é um dos favoritos a vencer novamente o prêmio, concorrendo com Shai Gilgeous-Alexander, do Oklahoma City Thunder, justamente o próximo adversário do Nuggets.

Tudo bem, já estamos acostumados com as reações de Jokic após estatísticas estrondosas e até mesmo após o título da NBA, quando ele disse que só queria voltar para casa.

Mas isso não tira o peso e o ineditismo de uma marca que até sua chegada à NBA parecia impossível.

O técnico do Denver Nuggets, Michael Malone, exaltou Jokic a um patamar único na história da NBA: “Jokic é um jogador único. O primeiro jogador da história a conseguir um jogo de 30 pontos, 20 rebotes e 20 assistências…eu não consigo nem descrevê-lo, então não me peçam para fazer isso”. E completou: “existem muitos jogadores incríveis na NBA, mas Nikola está em um patamar único.”

Em apenas outras três oportunidades um jogador conseguiu fazer 20 ou mais rebotes e assistências na NBA. Mas nunca 30 pontos. O primeiro foi Wilt Chamberlain, em 1968, quando anotou 22 pontos, 25 rebotes e 21 assistências. Depois, Russell Westbrook, que hoje é companheiro de Jokic nos Nuggets, conseguiu a marca duas vezes: em 2019, quando marcou 20 pontos, 20 rebotes e 21 assistências, e em 2021, quando fez 14 pontos, 21 rebotes e 24 assistências.

Ainda bem longe dos 31/22/21 do sérvio em 2025.

E estamos falando dos dois jogadores com as estatísticas mais estrondosas da competição, como o famoso jogo de 100 pontos de Wilt e as temporadas com média de triplo-duplo de Westbrook. Jokic, inclusive, brincou com o companheiro após a partida, como revelado por Malone:

“(na hora) Eu não tinha ideia que ele estava com 30/20/20 e não tinha ideia de que ele era o primeiro da história a conseguir fazer isso. Eu acho que ouvi Nikola perguntando para o Westbrook ‘Russ, você não conseguiu um 30/20/20 antes?’, já eles têm muitas marcas históricas, sabe?”

Após a partida, o treinador dos Nuggets entregou a bola da partida para Jokic, que imediatamente a deu para sua filha. Não poderíamos esperar outra reação.



FONTE: ESPN