O jornalista Walter Santos oficializou sua candidatura à Academia Paraibana de Letras, nesta quarta-feira (12). O comunicador deseja ocupar a cadeira do também jornalista Carlos Aranha, que faleceu no ano passado. Pioneiro na comunicação digital paraibana, Walter Santos destaca sua relação com a cultura e arte no estado.
“Tenho uma identidade cultural e me sinto atraído pela simbologia. Tive o primeiro site de webjornalismo no Nordeste, sou neto do fundador da escola de samba Malandros do Morro. Minha conexão com a cultura é algo profundo”, pontuou.
O ato de inscrição contou com a presença de jornalistas do estado, além de representantes da categoria, a exemplo do presidente da Associação Paraibana de Imprensa (API), Marcos Weric, e do presidente da Associação Paraibana de Mídia Digital (Amidi), Heron Cid.
O jornalista Rubens Nóbrega vê a eleição do colega como a continuidade da representação da categoria na Academia, que antes acontecia através de Carlos Aranha. “Ele vai ocupar esse espaço de representatividade. Viemos demonstrar apreço e apoio a essa candidatura que trará grande contribuição”, disse.
Para o jornalista Nonato Guedes, o momento é histórico e com simbolismo devido a relação estreita de Walter Santos com Carlos Aranha no ativismo cultural. “Sabemos de sua qualidade como pioneiro e revolucionário, além de seu compromisso com a preservação da história da Paraíba’’, avaliou.
Heron Cid lembrou da contribuição de Walter Santos para a comunicação digital. “Walter Santos é um vanguardista. Foi o primeiro a apostar no jornalismo digital na Paraíba. Fez muitas renúncias pessoais e profissionais para desbravar um caminho que hoje abriga um grande mercado de produção de conteúdo e gerados de emprego. A postulação dele representa as letras do nosso tempo, digitais e conectadas com o mundo e a cidadania”, registrou o presidente da Amidi.
Vagas – O presidente da Academia Paraibana de Letras, Severino Ramalho Leite, explicou que além do jornalista, há ainda outras duas pessoas que disputam a vaga. Para cada inscrito, haverá um relator para analisar a aptidão dos candidatos e após a homologação dos três, a eleição será marcada.
Perfil – Walter Santos é jornalista e atua há mais de 19 anos no jornalismo paraibano. Ele é fundador da Revista Nordeste, assim como do Portal WSCom, que foi um dos primeiros portais de notícia do estado. Ele já foi presidente da Associação Paraibana de Imprensa (API) e secretário estadual de Comunicação.
Ascom
More Stories
Botafogo-PB e Flamengo duelam neste dia 1º de maio pela Copa do Brasil; partida acontece em São Luís, no Maranhão
Museu de Arte de CG terá aulas gratuitas para forró, neste mês de maio
Município paraibano implanta centro de atendimento ao público com intérpretes de Libras