O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a Tóquio, no Japão, na noite de ontem (23), acompanhado de uma comitiva que inclui os ex-presidentes do Senado e da Câmara, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e Arthur Lira (PP-AL), além dos atuais presidentes dessas Casas, Davi Alcolumbre (União-AP) e Hugo Motta (Republicanos-PB).
Hoje (24), Lula terá um encontro com o primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, para discutir o fortalecimento das relações comerciais entre os dois países. Há expectativa de avanços nas negociações entre Mercosul e Japão.
O presidente também participará de um evento empresarial no Hotel New Otani, organizado pelo Itamaraty e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), que reunirá 500 empresários de setores como agronegócio, aeroespacial, energia, logística e siderurgia. Segundo o embaixador Eduardo Saboia, secretário de Ásia e Pacífico do Ministério das Relações Exteriores, serão assinados acordos nas áreas de ciência e tecnologia, combustível sustentável, educação, pesca e recuperação de pastagens.
Após a agenda no Japão, Lula embarcará para o Vietnã, onde cumprirá visita oficial entre os dias 27 e 29 de março. O governo brasileiro busca aprofundar o diálogo político e econômico com o país asiático. Entre os temas previstos está a Parceria Estratégica, anunciada na Cúpula do G20 no Rio de Janeiro, em novembro de 2024.
Redação
More Stories
Jhony Bezerra deve assumir comando do PSB em Campina Grande, revela presidente da legenda
Presidente da Câmara afirma a aliados que chance de pautar projeto que anistia golpistas do 8 de janeiro é ‘zero’
Presidenciável do União Brasil destaca importância política e humana dos saudosos Vital do Rêgo e Ronaldo Cunha Lima