Portal Paraíba-PB

Informação com credibilidade!

Após alerta de fortes chuvas do Inmet, Defesa Civil de JP intensifica monitoramento em áreas de risco

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de João Pessoa (Compdec-JP) reforçou o monitoramento das áreas de risco após o alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta quarta-feira (26). Todas as equipes estão de prontidão para atender as possíveis demandas da população.

Fotos: Kleide Teixeira / Secom-JP

Segundo a previsão do Inmet, pode chover em João Pessoa, entre 20 e 30 mm/h podendo chegar a 50 mm/d, com ventos intensos de 40 a 60 km/h, baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. O aviso meteorológico é válido até as 23h59 da quinta-feira (27).

O coordenador da Defesa Civil, Kelson Chaves, afirma que a Compdec-JP realiza vistorias frequentes nas áreas de risco e desde que recebeu o alerta intensificou o monitoramento para que, em caso de necessidade, possa atender a população com celeridade para minimizar os possíveis transtornos, pois o objetivo é proteger vidas.

“O fato de, hoje, atingirmos a marca dos 1.546 dias sem o registro de vítimas fatais, decorrentes de eventos naturais em nossa cidade é resultante do trabalho preventivo incansável, permanente e competente que vem sendo realizado por todo o Sistema de Proteção e Defesa Civil, desde a limpeza das ruas, até as obras estruturantes levadas a efeito pela atual gestão”, destaca Kelson Chaves.

Fotos: Kleide Teixeira / Secom-JP

O coordenador da Defesa Civil lembra que em caso de chuvas fortes, as pessoas devem adotar medidas de segurança, como evitar o uso de eletroeletrônicos ao relento, evitar o abrigo sob árvores e abandonar imediatamente locais de risco a qualquer sinal de anormalidade, comunicando imediatamente à Compdec-JP.

Como acionar a Defesa Civil – A Defesa Civil funciona 24 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados e, em caso de necessidade, deve ser acionada pelo número 98831-6885 (WhatsApp), pelo telefone 199 ou pelo aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’, que pode ser baixado gratuitamente nas plataformas Play Store e AppStore.

Secom-JP

FONTE: SECOM PB