A crescente polarização política impulsionada pelas redes sociais é tema do novo livro do professor e pesquisador paraibano, Alek Maracajá, que será lançado nessa quarta-feira (26), em João Pessoa. A obra “Brasil Digital: nas entrelinhas da polarização política – uma análise de Big Data de 2017 a 2024”, busca entender o fenômeno vivenciando nos últimos anos no país com base em dados.
O autor traz uma investigação detalhada sobre os impactos dos sentimentos e comportamentos digitais na política brasileira. Com base em um estudo de sete anos, o paraibano analisa padrões de interação, estratégias de campanhas e o papel das redes na formação de bolhas ideológicas.
“Muita gente sente a polarização no dia a dia, mas poucos enxergam o que está por trás dela. Meu objetivo foi transformar dados em conhecimento, mostrando como o ambiente digital influencia nossas escolhas e o próprio destino da democracia”, destaca o autor, que realizou o lançamento do livro na semana passada, em Brasília.
O evento em João Pessoa deve reunir parlamentares, autoridades, profissionais que atuam em política, tecnologia e comunicação. A entrada é gratuita e é aberto ao público.
Evento em Brasília – A obra “Brasil Digital: nas entrelinhas da polarização política – uma análise de Big Data de 2017 a 2024” foi lançada no Distrito Federal na última quinta-feira e reuniu senadores, ministros, jornalistas, pesquisadores da UnB, peritos da Polícia Federal, especialistas em tecnologia e representantes de diversas instituições.
O livro já está disponível para venda na Amazon, pelo link: www.amazon.com.br/dp/6598540111
A nova publicação de Alek Maracajá também já está disponível nas livrarias Livraria da Vila — com 22 lojas em São Paulo, Guarulhos, Campinas, São Caetano, Ribeirão Preto, Curitiba, Londrina, Brasília e Goiânia — e na Livraria do Luiz, em João Pessoa. Exemplares ainda podem ser consultados na Biblioteca do Senado Federal, destinados à pesquisa e análise.
Sobre o autor – Alek Maracajá é empreendedor há mais de 22 anos, formado em Processamento de Dados e em Publicidade, com pós-graduações em Gestão HSM, Big Data, Gestão e Geração de Valor na Nova Economia e Marketing Digital. É CEO e fundador da Ativaweb, empresa com atuação estudos de Big Data com foco em dados públicos na web, comportamento digital, marcas e personalidades políticas.
Atua também como professor em cursos de pós-graduação na ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing, SP) e na Faculdade Republicana (Brasília), e ainda como pesquisador e membro do Laboratório de Combate à Desinformação da UFPB e colunista de portais nacionais. Também é fundador da ABRADi-PB (Associação Brasileira dos Agentes Digitais da Paraíba) e membro ativo da ABCOP (Associação Brasileira de Consultores Políticos) e do CAMP (Clube Associativo dos Profissionais de Marketing Político).
Serviço:
Lançamento do livro “Brasil Digital: nas entrelinhas da polarização política”
Data: 26 de março de 2025 (quarta-feira)
Horário: 18h
Local: Livraria do Luiz – Unidade Mag Shopping, João Pessoa – PB
More Stories
Fernanda Alvino toma posse como presidente do PSB em Santa Rita
Descarte de esgoto na orla de João Pessoa será debatido na CMJP
Vice-prefeito de JP, Leo Bezerra assume presidência do PSB na capital e não descarta disputa em 2026: “Soldado do partido”