Após o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), votar a favor da manutenção do mandato de Dinho Dowsley (PSD) como presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), o ministro Alexandre de Moraes pediu vistas do processo e o julgamento foi suspenso nesta sexta-feira (28).
A sessão que aprecia a manutenção do mandato do presidente da CMJP ocorre de forma virtual na Primeira Turma da Corte e seguirá até o dia 4 de abril.
O julgamento deverá ser retomado apenas quando o ministro Alexandre de Moraes devolver o processo com o seu voto.
ENTENDA
O recurso foi apresentado pelo diretório do PDT em João Pessoa, que questiona a recondução de Dinho Dowsley ao cargo por mais de uma vez. O partido argumenta que a reeleição sucessiva fere princípios da alternância de poder e do pluralismo político.
VOTO DO MINISTRO FLÁVIO DINO
Ao apresentar seu voto, Flávio Dino destacou que sua decisão está fundamentada nos princípios republicano e democrático. O ministro mencionou precedentes do STF que vedam reeleições sucessivas para cargos de direção em Casas Legislativas Estaduais, mas ressaltou que, no caso específico, a reeleição para o biênio 2025-2026 seria possível.
“Com base nos parâmetros estabelecidos pelo STF, que consideram inelegíveis as composições posteriores ao marco temporal fixado, é possível a reeleição para o mesmo cargo no biênio 2025-2026″, afirmou Dino.
O julgamento ainda aguarda os votos dos ministros Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Luiz Fux e Cristiano Zanin para ser concluído.
PB Agora
More Stories
Adriano Galdino revela nova interdição do prédio da ALPB e busca espaço para realizar sessões durante período de obras
Prefeito de Campina vai anunciar série de medidas para ampliar os serviços de Saúde
Pesquisa nacional aponta que mídias do jornalismo profissional são as mais confiáveis; veja detalhes