Portal Paraíba-PB

Informação com credibilidade!

Pesquisadores da UEPB realizam estudo na foz do Rio Jaguaribe neste sábado

Um grupo de oito pesquisadores do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da UEPB estará em João Pessoa na manhã deste sábado (29) para realizar um estudo na área de maceió da foz do Rio Jaguaribe, localizada entre as praias do Bessa, em João Pessoa, e Intermares, em Cabedelo.

A visita faz parte do cronograma do Projeto Ecológico de Longa Duração – Rio (PELD-Rio) e do Programa de Pesquisa da Biodiversidade (PPBio), iniciativas que monitoram as condições ambientais e a biodiversidade dessas regiões.

O PELD-Rio realiza um acompanhamento de longo prazo dos ecossistemas da Paraíba, analisando desde a nascente do Rio Paraíba até sua desembocadura. Já o PPBio se concentra na biodiversidade de mangues e restingas, comparando áreas impactadas e preservadas.

No estudo deste sábado, os pesquisadores irão avaliar a biodiversidade e as características físico-químicas da água. O professor Etham Barbosa, responsável pela pesquisa, ressaltou a importância da investigação:

“s pessoas tratam essas áreas como ambientes degradados, como um rio morto, principalmente por priorizar o aspecto humano, mas sem considerar a diversidade de vida que existe ali. Esses são, na verdade, espaços valiosos”, explicou.

Além da foz do Rio Jaguaribe, outros pontos de referência para comparação incluem o Rio Mamanguape e áreas de mangue e restinga no Sul e Sudeste do Brasil.

A pesquisa acontece após, no último dia 17 de março, uma mancha escura com mau cheiro atingir a área próxima às praias do Bessa e Intermares, gerando preocupação ambiental.

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) avaliou a situação e constatou que a água apresentava características típicas de áreas de mangue, como cor escura e odor forte. Exames indicaram presença de coliformes, sugerindo possível contaminação por esgoto, mas sem níveis alarmantes.

A Sudema recomenda que banhistas evitem o contato com a água na foz do Rio Jaguaribe, enquanto monitora a balneabilidade da área para identificar possíveis lançamentos clandestinos de esgoto. Além disso, o órgão está implementando o projeto Praia Limpa, que busca combater a poluição e proteger o ambiente costeiro.

PB Agora

FONTE: SECOM PB