Portal Paraíba-PB

Informação com credibilidade!

Djokovic perde final do Miami Open para Mensik e deixa escapar 100º título da carreira

Um duelo de opostos. Novak Djokovic, tenista sérvio de 37 anos e ex-número um do mundo, foi superado pelo jovem Jakub Mensik, de apenas 19, por 2 sets a 0 na final do Miami Open e viu sua tentativa de conquistar seu 100º título da carreira ser frustrada pelo rival da nova geração.

O tcheco, por outro lado, comemorou o seu primeiro título de ATP da carreira e em grande estilo. Ele é o primeiro tenista nascido em 2005 a vencer um Masters 1000 – a segunda categoria mais importante do tênis, atrás apenas dos quatro Grand Slams.

A partida já tinha entrado para a história do esporte antes mesmo de começar porque foi a final de Masters 1000 com a maior diferença de idade entre os finalistas desde que essa categoria foi criada em 1990 – o 2º nível mais importante do circuito, atrás apenas dos quatro Grand Slams.

Além dos 18 anos de diferença, Nole é o nº 5 do mundo, enquanto Mensik estava na 54ª posição do ranking da ATP antes do início do torneio. Ele foi apenas o segundo tenista de fora do top 50 a vencer Djokovic em uma final, atrás apenas de Stan Wawrinka em 2006.

Esse foi apenas o segundo encontro entre os tenistas no circuito, sendo que o primeiro foi nas quartas de final do Masters 1000 de Xangai de 2024, também disputado em quadra dura descoberta, que terminou com Djokovic vencendo de virada.

O jogo

O dia da final já começou tenso, com a incerteza sobre o horário de início da partida, que estava prevista para começar às 16h (de Brasília), porém foi adiado por conta da chuva que caía em Miami. Depois de alguns adiamentos, o jogo finalmente começou quase seis horas mais tarde.

Além do tempo instável, Djokovic também apareceu com um problema no olho direito no treino na tarde deste domingo, horas antes da decisão. O tenista sérvio foi flagrado pingando um colírio e com a região bastante irritada e inchada antes de bater bola com o seu técnico Andy Murray, ex-tenista britânico que se aposentou no ano passado.

Depois de todo atraso, a partida começou com o novato sacando muito bem, disparando aces no 1º game e quebrando o Djokovic logo na sequência. Mensik chegou a abrir 3 a 0, mas o experiente tenista reagiu e passou a entrar mais no serviço do adolescente e equilibrou a partida.

No 5º game, Nole deu outro susto ao cair na quadra. Mesmo com o escorregão, Djokovic continuou jogando bem e até elevou o nível da partida. Na sequência, o sérvio esquentou a final de vez e devolveu a quebra no 7º game.

Com os dois jogadores dando um show no Hard Rock Stadium, a igualdade permaneceu até o tie-break. No desempate, Mensik conseguiu um mini-break após um toque na fita que deixou Djokovic incrédulo e abriu 5 a 0. O sérvio até ameaçou uma reação e salvou 3 set points, mas o jovem tcheco fechou o set por 7 a 4.

No 2º set, Mensik foi novamente quem chegou ao primeiro break point da parcial, mas Djokovic conseguiu se salvar no 5º game e levou, com muita luta, a parcial para o tie-break novamente.

No desempate, o sérvio de 37 anos estava exaustão e não escondia os sinais de esgotamento físico. Mensik, por outro lado, continuou sacando muito bem e confirmou a vitória (e o título), com 7 a 4 novamente no placar, fechando o jogo em duas horas e cinco minutos.

O match point foi em um ótimo saque de Jakub, que terminou a final com 14 aces e apenas uma dupla falta, contra 7 de Djokovic.

FONTE: ESPN