Após matéria publicada pelo portal de notícias PB Agora, o Procon de João Pessoa deve analisar os dados do suposto ranking de satisfação do cliente divulgado pela empresa prestadora do serviço de internet Brisanet.
A Brisanet tem usados suas redes sociais para divulgar a informação de que é a “líder em satisfação do cliente no Nordeste”, com base em pesquisa realizada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou no último dia 13 de março.
Leia também:
Brisanet se diz líder em satisfação no Nordeste, mas ranking da Anatel mostra queda na qualidade e posição abaixo de concorrentes; confira
Entretanto, conforme dados divulgados pela própria Anatel, os resultados nacionais de 2024 apontaram a BRSuper como a melhor avaliada, seguida por Tely e Unifique. Entre as operadoras com atuação na Região Nordeste, o ranking aponta a Tely, em 1º: a Vivo, em 2º e a Brisanet na terceira posição, sendo a 6ª no ranking nacional.
De acordo com o secretário do Procon-JP, Júnior Pires, os dados serão analisados pelo órgão e, se for o caso, a Brisanet pode vir a ser notificada para que apresente as informações tem usado para divulgar seu suposto primeiro lugar no que diz respeito à satisfação do cliente no Nordeste.
O órgão ressalta ainda que a propaganda enganosa pode resultar em penalidades administrativas, como multas e sanções; ações judiciais, a exemplo de indenizações por danos morais e materiais, rescisão contratual, obrigação de indenizar o consumidor por danos que sofra em virtude da propaganda enganosa, e responsabilidade penal.
“A propaganda enganosa é uma transgressão contra o consumidor e está previsto no artigo 67 do Código De Defesa do Consumidor. A propaganda enganosa é prejudicial porque induz os consumidores a tomar decisões com base em informações falsas ou exageradas”, explicou o secretário executivo do Procon-JP, Marcos Souto Maior Filho.
Confira dados da Pesquisa divulgada pela Anatel:
Confira propaganda divulgada pela Brisanet em suas redes sociais:

PB Agora
More Stories
Superintendência do Patrimônio da União explica remoção de barracas em Lucena e anuncia ação em todo o litoral paraibano
Obras do sistema Transparaíba interditam trecho da BR-412 em Monteiro nesta quinta-feira
MIDR reconhece a situação de emergência em três cidades paraibanas afetadas pela estiagem