O compositor paraibano Antônio Barros, falecido neste domingo (5) aos 95 anos, deixou um legado musical que atravessou gerações e eternizou canções que marcaram a música popular brasileira. Ao lado de sua companheira de vida e de arte, Cecéu, Barros foi responsável por compor centenas de músicas que foram interpretadas por grandes nomes da música, como Ney Matogrosso, Marinês, Elba Ramalho e Trio Nordestino.
Uma das músicas mais icônicas de Antônio Barros é “Homem com H”, que se tornou um hino na voz de Ney Matogrosso e é considerada um símbolo da carreira do artista. A canção, que ficou marcada na Música Popular Brasileira (MPB), também teve a irreverente “Por debaixo dos panos”, que também foi interpretada por Ney.
Outra composição de destaque de Barros é “Procurando Tu”, que fez grande sucesso na voz do Trio Nordestino, além de “Bate Coração”, que ganhou popularidade na interpretação de Elba Ramalho. Composição alegre e cheia de energia, “É proibido cochilar”, gravada por Os Três do Nordeste, se tornou um dos maiores clássicos dos festejos juninos e ainda segue sendo uma das músicas mais tocadas no Nordeste, sendo apontada como a mais executada em shows em João Pessoa nos últimos anos.
Antes de serem conhecidos como Antônio Barros e Cecéu, a dupla de compositores também era conhecida pelo nome artístico de Tony e Mary. Com sua vasta produção e riqueza musical, Antônio Barros fez história na música nordestina e seu legado continuará sendo celebrado a cada nova execução de suas canções.
More Stories
PB Agora/ANOVA aponta liderança de Lula na PB, com 42,3%, para presidente em 2026; Bolsonaro aparece com 28,1%
Inmet emite alerta de chuvas e ventos intensos para 45 municípios da Paraíba válido até esta segunda-feira
Assembleia emite nota de pesar pelo falecimento do cantor e compositor Antônio Barros