15 de abr de 2025 às 17:26
A cruz usada na primeira missa celebrada no Brasil há 525 anos, chegou a São Paulo (SP) hoje (15) para uma peregrinação pelo país.
O arcebispo de São Paulo (SP), dom Odilo Pedro cardeal Scherer, celebrou missa na catedral metropolitana de São Paulo às 12h (meio-dia).
Wilza Neves Silva, indígena pataxó, esteve na missa e na procissão que se seguiu, representando os pataxó, primeiros indígenas catequizados pelo frade Henrique Soares de Coimbra em 1500. Foi esse frade franciscano que veio na esquadra de Pedro Álvares Cabral, descobridor do Brasil, quem rezou a primeira missa, no dia 26 de abril de 1500, na praia da Coroa Vermelha, entre Santa Cruz Cabrália (BA) e Porto Seguro (BA).
“Olhando para a cruz do descobrimento, da primeira missa do Brasil, recordando aquele momento inicial da nossa história, recordamos o que talvez alguns disseram ser como o batismo do Brasil”, disse também dom Odilo em sua homilia.
“A cruz de Cristo, quer antiga, quer pobre, quer rica, incrustada de pedras preciosas, ou de material muito simples, sempre recorda Jesus Cristo”, disse o cardeal. “Aquele que sobre a Cruz entregou a vida por nós. Aquele que nos amou até o fim, conforme recordamos nesta semana da celebração da Páscoa”.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
A cruz da primeira missa tem cerca de 40 centímetros de altura. Feita de ferro, ela não tem ornamentos preciosos. Hoje, ela fica guardada no Tesouro-Museu da Sé de Braga, Portugal.
Depois da missa na catedral cheia, a cruz saiu em procissão até o Pátio do Colégio, ponto em que a cidade de São Paulo foi fundada pelo padre jesuíta são José de Anchieta, em 25 de janeiro de 1554.
O padre jesuíta Carlos Alberto Contieri, reitor do Pátio do Colégio, recebeu a cruz na igreja do Pátio do Colégio junto com o padre Omar Raposo, reitor do santuário do Cristo Redentor no Rio de Janeiro (RJ) e organizador da peregrinação da cruz pelo Brasil.
Amanhã (16), a cruz estará na região conhecida como o Vale da Fé, visitando as cidades de Cachoeira Paulista (SP), Aparecida (SP) e Guaratinguetá (SP). Depois, a cruz vai ao Rio de Janeiro (RJ), Petrópolis (RJ), Porto Alegre (RS), Maricá (RJ), Brasília (DF), Belém (PA), Salvador (BA), Porto Seguro (BA) e Santa Cruz Cabrália (BA).
Em 26 de abril, a peregrinação da cruz em Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália vai ocorrer exatamente 525 anos depois da primeira missa no Brasil. No dia seguinte, 27 de abril, a cruz será enviada de Porto Seguro para Braga, Portugal, de volta para o Tesouro-Museu da Sé da cidade.
More Stories
Quarta-feira da Semana Santa é o Dia da Traição
Palmeiras goleia Flamengo para liderar o Brasileirão feminino
Trestles será palco da disputa do surfe na Olimpíada de Los Angeles