16 de abr de 2025 às 16:04
Um dos fragmentos da Santa Cruz, conhecido como Lignum Crucis, conservado na basílica de São Pedro, vai ser exposto na sexta-feira (18), logo depois da celebração do Ofício de Leituras e Laudes, às 9h, na Capela do Coro, no Vaticano.
É uma tradição que se repete todo ano na celebração do Tríduo Pascal no Vaticano.
A relíquia fica num dos quatro pilares que sustentam a cúpula central da basílica. , especificamente na estátua de santa Helena, mãe do imperador Constantino, que, segundo a tradição, descobriu a cruz em Jerusalém no século IV d.C. e levou fragmentos para Roma.
Além do fragmento da Santa Cruz, a basílica de São Pedro tem outras relíquias significativas da Paixão de Cristo, como um fragmento da lança com a qual o centurião são Longuinho perfurou o lado de Jesus, ou o véu de Verônica: pano que, segundo a tradição, enxugou o suor e o sangue do rosto de Jesus no caminho para o Calvário.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Além da agenda paralela das celebrações litúrgicas da Semana Santa que o papa Francisco costuma celebrar – embora este ano, por motivos de saúde, ele tenha tido que delegar a alguns cardeais da Cúria Romana – a basílica de São Pedro tem seus próprios eventos litúrgicos neste período.
Amanhã (17), na Quinta-feira Santa, às 18h (13h no horário de Brasília), o arcipreste da basílica de São Pedro, cardeal Mauro Gambetti, vai celebrar a santa missa In Coena Domini, que lembra a Última Ceia, no Altar da Cátedra de São Pedro. Depois da celebração, a adoração eucarística vai continuar no Altar da Reposição até as 22h (17h no horário de Brasília).
O Sábado Santo também começará com o Ofício de Leituras e Laudes às 9h (4h no horário de Brasília), e no Domingo de Páscoa serão celebradas várias missas ao longo do dia, com uma procissão às 17h (12h no horário de Brasília) com a passagem pela porta santa da basílica de São Pedro, oração diante da imagem de Nossa Senhora Gregoriana e veneração no túmulo de São Pedro, seguida pelas Vésperas Solenes.
More Stories
“A economia de Deus não mata nem esmaga”, diz o papa Francisco sobre a Via-Sacra
Hoje começa a novena à Divina Misericórdia
Conheça as relíquias da Paixão de Cristo em Roma