A capital paraibana tem muito a comemorar. Um estudo realizado pelo Programa Polo de Cidadania da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) revelou que João Pessoa possui o menor índice de moradores em situação de rua entre todas as capitais do Nordeste. Foram contabilizadas apenas 953 pessoas vivendo nessa condição na capital, o que representa 0,11% da população — a menor taxa da região.
O levantamento ganhou destaque na imprensa nacional, com repercussão na revista Veja, uma das maiores publicações do país, reforçando a visibilidade dos avanços promovidos em João Pessoa na área social.
Segundo o secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Diego Tavares, a gestão do prefeito Cícero Lucena tem atuado com firmeza e sensibilidade, promovendo uma verdadeira transformação social com políticas públicas eficazes, segurança alimentar e inclusão. “Essa tem sido a prioridade da gestão”, afirmou.
Dentre as ações que se destacam está o Programa Ruartes, voltado à abordagem social de pessoas em situação de vulnerabilidade nas ruas. A iniciativa é amparada pela Lei nº 11.258/2005 e busca não apenas atender às necessidades imediatas, mas também inserir os atendidos na Rede de Serviços Socioassistenciais.
Outro ponto forte do trabalho da Prefeitura de João Pessoa são os Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP), que oferecem atendimento técnico, orientação individual e coletiva, além de encaminhamento para serviços públicos diversos — como saúde, documentação civil, acolhimento, qualificação e programas sociais.
Enquanto cidades como São Paulo (com 96 mil pessoas em situação de rua), Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza e Salvador enfrentam números alarmantes, João Pessoa se firma como referência nacional na assistência social e cuidado com os mais vulneráveis.
Com planejamento, sensibilidade e responsabilidade, a Prefeitura Municipal de João Pessoa mostra que é possível transformar vidas e construir uma cidade mais justa para todos.
More Stories
Cícero Lucena entrega Praça do Coco e destaca mais de R$ 58 milhões investidos em obras de infraestrutura
Cícero Lucena e Leo Bezerra destacam continuidade de parcerias da gestão e projetam mais desenvolvimento com obras e ações
Prefeitura de João Pessoa garante assistência a pessoas com doenças autoimunes, crônicas ou inflamatórias