Portal Paraíba-PB

Informação com credibilidade!

Papa Francisco reza na basílica de São Pedro para surpresa dos peregrinos

O papa Francisco foi rezar na basílica de São Pedro na tarde de hoje (19), por volta das 18h (horário local), e encontrou um grupo de peregrinos dos EUA que gravaram o momento com seus celulares.

Francisco acenou brevemente para eles com a mão direita enquanto se movia pela basílica em uma cadeira de rodas, acompanhado por seu enfermeiro, Massimo Strapetti, e um de seus secretários. Dessa vez, o papa não estava usando as cânulas nasais que, até recentemente, precisava usar continuamente para respirar.

 

Papa Francisco, acompanhado por seu enfermeiro, na basílica de São Pedro. Captura de vídeo Robert Moynihan
Papa Francisco, acompanhado por seu enfermeiro, na basílica de São Pedro. Captura de vídeo Robert Moynihan

 

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Desde que recebeu alta do Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, em 23 de março, o papa fez várias aparições surpresa, já que não tem uma agenda pública definida até o momento. Em 10 de abril, ele também apareceu na basílica de São Pedro, depois das 13h (horário local). Naquela ocasião, apresentou uma imagem incomum: foi a primeira vez que foi visto em público sem as vestes papais. Nos vídeos compartilhados nas redes sociais pelos peregrinos, ele foi visto sem a batina branca e o solidéu, coberto com uma manta listrada.

O papa de 88 anos superou a fase mais delicada da pneumonia bilateral, embora esteja atualmente na quarta semana do período de convalescença de oito semanas prescrito pelos médicos.

Na Semana Santa, o papa Francisco delegou as principais cerimônias litúrgicas a vários cardeais da cúria romana. Mas, na Quinta-feira Santa, ele quis visitar pessoalmente a prisão romana de Regina Coeli, localizada a cinco minutos do Vaticano, em um novo gesto de proximidade com os prisioneiros.

Amanhã, Domingo de Páscoa, o papa delegou ao cardeal Angelo Comastri a celebração da missa na Praça de São Pedro, marcada para as 10h15 (horário local). No entanto, a Santa Sé não descarta a possibilidade de que seja o próprio Francisco – que continua a se recuperar – a dar a tradicional bênção apostólica Urbi et Orbi.

Segundo o folheto oficial da missa de Páscoa no Vaticano, a bênção Urbi et Orbi (para a cidade de Roma e para o mundo), que só é dada na Páscoa e no Natal, está programada para ser dada pelo papa, que aparecerá na sacada da basílica de São Pedro.

FONTE: ACI Digital