20 de abr de 2025 às 01:00
No domingo de Ressurreição começam os cinquenta dias do tempo pascal, que termina com a solenidade de Pentecostes. A Oitava de Páscoa é a primeira semana destes cinquenta dias; é considerada como se fosse um só dia, ou seja, o júbilo do Domingo de Páscoa é prolongado durante oito dias.
As leituras evangélicas estão centralizadas nos relatos das aparições de Cristo Ressuscitado e nas experiências que os apóstolos tiveram com Ele.
Neste tempo litúrgico, a primeira leitura, normalmente tirada do Antigo Testamento, é trocada por uma leitura dos Atos dos Apóstolos.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
O segundo Domingo de Páscoa também é chamado Domingo da Divina Misericórdia, segundo a disposição de são João Paulo II durante seu pontificado, depois da canonização da sua compatriota Faustina Kowalska.
O decreto foi emitido no dia 23 de maio de 2000 pela Sagrada Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, detalhando que esta seria comemorada no segundo domingo de Páscoa. A denominação oficial deste dia litúrgico será “segundo domingo de Páscoa ou Domingo da Divina Misericórdia”.
More Stories
Beata Ana Catarina Emmerick narra encontro de Jesus ressuscitado com a Virgem Maria
Páscoa não pode ser celebrada sem enfrentar “sombras da morte” no mundo, diz papa em homilia escrita para Vigília Pascal
Papa Francisco reza na basílica de São Pedro para surpresa dos peregrinos