O governo do estado, a prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, entidades religiosas e milhares de católicos publicaram, em suas redes sociais, mensagens de pesar pela morte do papa Francisco, aquele que conduziu a igreja católica com um olhar mais progressista, humano e carismático. O argentino Jorge Mario Bergoglio, de 88 anos, morreu às 07h35, no horário do Vaticano, e 02h35, em Brasília.
Em entrevista a jornalistas, o arcebispo da cidade do Rio de Janeiro, Orani Tempesta, exaltou a dedicação do papa Francisco a temas da sociedade moderna e a preocupação em acolher as populações mais vulneráveis. Dom Orani informou que embarca para Roma nos próximos dias para acompanhar o funeral e as reuniões que vão escolher o novo Papa.
Em nota, o governo do estado destacou a inesquecível visita do Papa ao Rio de Janeiro, durante a Jornada Mundial da Juventude de 2013, a primeira viagem internacional como pontífice, quando teve contato com milhões de peregrinos. A nota diz que o exemplo de Francisco serve de inspiração para construirmos um mundo mais fraterno e solidário.
Já a nota da prefeitura carioca chama o Papa “de pregador dos novos tempos, da esperança que nasce dos povos e cresce entre os pobres”.
More Stories
Vaticano exalta papado de Francisco por sua ação em favor dos pobres
Morre o Papa Francisco | Radioagência Nacional
Lula recebe presidente do Chile e comitiva na próxima semana