Orações, lágrimas e comoção. Igrejas católicas na Paraíba realizaram missas em homenagem ao Papa Francisco, Jorge Mario Bergoglio, que morreu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos. O pontífice faleceu após celebrar uma missa no domingo de Páscoa, na Praça de São Pedro, no Vaticano. Ele se recuperava de uma pneumonia e chegou a ficar mais de um mês internado.
As celebrações aconteceram em João Pessoa e Campina Grande. Na Capital paraibana, a missa sufrágio pela alma alma do Papa, presidida pelo arcebispo dom Manoel Delson, foi celebrada às 19h na Catedral Basílica Nossa Senhora das Neves.
Dom Delson destacou a humildade e o espírito de serviço que marcaram o pontificado de Jorge Mario Bergoglio, o primeiro papa latino-americano e jesuíta da história da Igreja Católica.
“Agora é o momento de rezarmos a Deus, agradecemos o dom do pontificado do Papa Francisco e nos prepararmos para os próximos tempos e para a escolha do novo Papa. Vamos rezar bastante para que Deus nos dê alguém que possa continuar este espírito do Papa Francisco”, declarou o arcebispo.
Já em Campina Grande, a missa, presidida pelo bispo dom Dulcênio Fontes de Mattos, foi celebrada às 19h30, na Catedral Diocesana Nossa Senhora da Conceição.
Dom Dulcênio também divulgou nota de pesar pela morte do papa Francisco, em Roma.
“A Igreja se vê hoje como que órfã daquele que exerceu com excelência a paternidade espiritual confiada a Pedro”, assinala Dom Dulcênio.
Dom Dulcênio frisou que o pontificado que se conclui foi “profundamente pastoral, voltado para uma Igreja em saída, missionária e aberta à escuta”.
O bispo campinense destacou que o pontificado de Francisco “foi marcado por uma atuação dedicada e fiel, profundamente pastoral, voltada para uma Igreja em saída, missionária e aberta à escuta”.
“Um papa que não se guardou para si, mas se doou inteiramente até o fim, sem recuar, sendo instrumento de paz, de misericórdia e de renovação eclesial”, destacou.
Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu aos 88 anos às 2h35 pelo horário de Brasília, 7h35 pelo horário local, desta segunda-feira (21).
O pontífice, que ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos, se recuperava de uma pneumonia nos dois pulmões após ter ficado internado por 38 dias.
Francisco será enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, em vez da Basílica de São Pedro, no Vaticano. Isso vai acontecer atendendo a pedido dele.
O sino da Basílica de São Pedro, no Vaticano, tocou para anunciar a morte do papa diante de turistas e peregrinos que expressavam choque e tristeza com a notícia.
Severino Lopes
PB Agora
More Stories
UEPB suspende aulas por uma semana para reforçar medidas de segurança no Câmpus I de Campina Grande
Polícia descobre falhas em ônibus envolvido em acidente que matou dois estudantes na Paraíba
Novo concurso da FUNDAC deve chamar mais que o número de vagas ofertado