Os sinos do Vaticano anunciaram: o papa havia morrido.
Aos 88 anos, o papa Francisco se despediu do mundo às 7h35 da manhã, no horário local, 14h35 em Brasília. Ele estava em seu apartamento no Vaticano.
A causa da morte foi um AVC, um acidente vascular cerebral, e um colapso cardiocirculatório irreversível. Ele se recuperava de uma pneumonia nos dois pulmões. Foram 38 dias internados, e há um mês ele havia recebido alta.
Ontem, no domingo de Páscoa, o papa recebeu o vice-presidente americano, J. D. Vance, o último líder mundial a visitá-lo, dois meses após Francisco criticar a política migratória do governo Trump. Logo depois, ele apareceu na Praça São Pedro e saudou os fiéis que estavam ali.
Em seu último discurso, lido por um membro do clero, ele pediu oração para a resolução de vários conflitos no mundo, entre eles a guerra entre Rússia e Ucrânia, e lembrou do povo de Gaza, pedindo por um cessar-fogo e a paz entre Israel e Palestina.
A insistente busca pela paz fez com que ele fosse lembrado em todo mundo. Hoje (21), em Gaza, a palestinos lamentaram a morte do pontífice.
O líder da igreja ortodoxa, Bartolomeu I, também lamentou a morte de Francisco e disse esperar que o sucessor dele continue com sua visão de humanidade.
*Com informações da agência Reuters
More Stories
Vaticano exalta papado de Francisco por sua ação em favor dos pobres
Primeiro destino internacional de Francisco, RJ lamenta morte do Papa
Biden anuncia ajuda ao RS e se solidariza com vítimas de enchentes