O governo do estado, a prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, entidades religiosas e milhares de católicos publicaram, em suas redes sociais, mensagens de pesar pela morte do papa Francisco, aquele que conduziu a igreja católica com um olhar mais progressista, humano e carismático. O argentino Jorge Mario Bergoglio, de 88 anos, morreu às 07h35, no horário do Vaticano, e 02h35, em Brasília.
Em entrevista a jornalistas, o arcebispo da cidade do Rio de Janeiro, Orani Tempesta, exaltou a dedicação do papa Francisco a temas da sociedade moderna e a preocupação em acolher as populações mais vulneráveis. Dom Orani informou que embarca para Roma nos próximos dias para acompanhar o funeral e as reuniões que vão escolher o novo Papa.
Em nota, o governo do estado destacou a inesquecível visita do Papa ao Rio de Janeiro, durante a Jornada Mundial da Juventude de 2013, a primeira viagem internacional como pontífice, quando teve contato com milhões de peregrinos. A nota diz que o exemplo de Francisco serve de inspiração para construirmos um mundo mais fraterno e solidário.
Já a nota da prefeitura carioca chama o Papa “de pregador dos novos tempos, da esperança que nasce dos povos e cresce entre os pobres”.
More Stories
Vaticano exalta papado de Francisco por sua ação em favor dos pobres
Papa Francisco saudou fiéis na Praça São Pedro no domingo de Páscoa
Biden anuncia ajuda ao RS e se solidariza com vítimas de enchentes