O anúncio da morte do Papa Francisco foi feito pelo Vaticano em nota oficial, lida pelo Carmelengo Farrel, da Capela da Casa Santa Marta, que é o responsável por organizar o funeral e o conclave, cerimônia para escolher o novo pontífice.
O Cardeal destacou que Francisco Jorge Mario Bergoglio nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados.
O Papa Francisco foi o primeiro pontífice latino-americano da história moderna e deixa um legado de diálogo e tolerância. As minorias e os pobres foram suas prioridades.
Neste domingo, durante as celebrações da Páscoa, ele apareceu na varanda da Basílica de São Pedro. Na cadeira de rodas e com dificuldades para falar, desejou a todos uma “Feliz Páscoa”.
Nesta sua última aparição fez a tradicional benção urbi et orbi, e também pediu paz na Ucrânia e cessar fogo imediato em Gaza.
Nascido na cidade de Buenos Aires em 17 de dezembro de 1936, Francisco foi diagnosticado com pneumonia dupla no início de fevereiro deste ano e ficou quase 40 dias internado, passando, então, por recuperação no Vaticano. Mas a luta contra a doença se encerrou nesta segunda-feira, aos 88 anos idade, 12 deles como Papa.
O funeral seguirá o protocolo do Vaticano. E, o rito para a eleição do novo pontífice deve começar em até 20 dias, período em que a Igreja Católica será comandada por religiosos que compõem a cúpula no Vaticano.
More Stories
Primeiro destino internacional de Francisco, RJ lamenta morte do Papa
Papa Francisco saudou fiéis na Praça São Pedro no domingo de Páscoa
Biden anuncia ajuda ao RS e se solidariza com vítimas de enchentes