23 de abr de 2025 às 13:11
A Igreja entrou num período de luto com a morte do papa Francisco na segunda-feira (21), com nove dias de missas oferecidas pelo repouso da alma do papa, conhecidos como Novendiales.
Enraizado nos antigos costumes cristãos e romanos, o Novendiales é um período de nove dias consecutivos dedicados ao luto pela morte de um papa. A prática remonta a séculos, refletindo a antiga tradição romana de um rito fúnebre de nove dias.
Segundo a lei da Igreja, enquanto o período de luto começa imediatamente depois da morte do papa, marcando o início oficial da “sede vacante“, ou interregno papal, os Novendiales começarão no dia do funeral do papa, marcado para o sábado (26), e serão seguidos por dias consecutivos de missas até 4 de maio.
Nos dias que antecedem o funeral, o corpo do papa é colocado na basílica de São Pedro, onde fiéis podem prestar suas últimas homenagens. O corpo do papa Francisco ficará exposto de hoje (23) até o funeral no sábado de manhã.
O funeral: uma despedida global
Entre o quarto e o sexto dia depois da morte do papa, o funeral papal ocorre na basílica de São Pedro ou na praça de São Pedro, celebrado pelo decano do Colégio dos Cardeais, que atualmente é o cardeal Giovanni Battista Re. O funeral do papa Francisco acontecerá no sábado às 10h (5h no horário de Brasília).
O funeral segue o Ordo Exsequiarum Romani Pontificis, texto litúrgico oficial da Santa Sé para funerais papais, que foi atualizado por ordem do papa Francisco no ano passado. O rosto do papa, seu corpo tendo sido colocado num caixão de madeira simples forrado com zinco, é coberto com um véu de seda.
A cerimônia terá a presença de chefes de Estado, líderes religiosos e milhares de fiéis de todo o mundo. No fim da missa, a antífona tradicional “In Paradisum” é cantada, pedindo aos anjos que guiem a alma do papa para o Céu.
“Que os anjos o levem ao paraíso; À tua chegada, os mártires te recebam e te conduzam à cidade santa de Jerusalém. Que as fileiras dos anjos te recebam, e com Lázaro, o pobre, que tenhas o descanso eterno”.
O papa Francisco, conforme seus desejos pessoais expressos em seu testamento final, não será sepultado nas grutas do Vaticano, mas na basílica de Santa Maria Maior, basílica que ele visitou cerca de 100 vezes em seu papado antes e depois de suas viagens internacionais em devoção à Bem-Aventurada Virgem Maria. Outros sete papas estão sepultados lá.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Os Novendiales
A série de nove dias das Missas Novendiales começa no dia do funeral do papa, segundo a constituição apostólica Universi dominici gregis.
Todos os dias, um cardeal celebra uma missa de réquiem na basílica de São Pedro. O vermelho é a cor litúrgica das Missas Novendiales, que seguem o Ordo Exsequiarum Romani Pontificis (2024).
Embora as missas sejam abertas ao público, cada dia tradicionalmente se concentra num grupo específico associado ao papa. No dia seguinte ao funeral, os residentes e funcionários da Cidade do Vaticano são normalmente convidados a comparecer. No terceiro dia, o clero da diocese de Roma concelebra a missa e, no sétimo dia, os membros das Igrejas Orientais Católicas são convidados.
A Sala de Imprensa da Santa Sé confirmou que a missa programada para o Jubileu dos Adolescentes na praça de São Pedro na manhã de domingo (27), celebrada pelo cardeal Pietro Parolin, será a segunda Missa Novendiales. As missas seguintes acontecerão à tarde todos os dias até 4 de maio.
As congregações gerais
O período de luto não é só um tempo de oração, mas também de preparação. Ao longo dos Novendiales, o Colégio dos Cardeais se reúne diariamente para as congregações gerais para discutir os próximos passos da Igreja. Os cardeais com menos de 80 anos, que podem votar no próximo conclave, são obrigados a viajar a Roma para participar da eleição do próximo papa.
A primeira congregação geral pode ocorrer dois dias depois da morte do papa. Nessas reuniões iniciais, os cardeais se concentram nos preparativos para o funeral e na definição de uma data para o conclave.
Na oitava congregação geral, as discussões mudam para o estado mais amplo da Igreja e as principais questões enfrentadas pela Cúria Romana. A Santa Sé disse que nenhum nome de papabile, cardeais com chances de serrem eleitos, é mencionado nessas congregações pré-conclave.
O período de luto termina com o fim dos Novendiales, depois do qual a Igreja inicia formalmente o processo de seleção do próximo sucessor de Pedro. O conclave normalmente começa por volta do 15º dia depois da morte do papa.
More Stories
Imagem do papa Francisco é projetada na Catedral de Pedra, em Canela
Caixão do papa Francisco já está na basílica de São Pedro para sua última despedida
Sabia que a Bíblia não foi o primeiro livro impresso por Gutenberg?